19 de Julho, 2013 - 09:42 ( Brasília )

Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle” alcança marca histórica de mil dias de mar


O Navio Hidroceanográfico (NHo) “Amorim do Valle”, subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos, alcançou, no dia 14 de junho, durante comissão em apoio ao Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), a histórica marca de mil dias de mar.
 

Construído no estaleiro Richard Shipbuilders Limited, na cidade de Lowestoft, Inglaterra, o NHo “Amorim do Valle” recebeu o primeiro nome de HMS HUMBER. Lançado ao mar, em 17 de maio de 1984 e comissionado, em 7 de junho de 1985, foi empregado na varredura de minas pela Marinha Inglesa até a sua transferência para a Marinha do Brasil. Justa homenagem ao Almirante-de-Esquadra Edmundo Jordão Amorim do Valle que, ao longo dos seus 48 anos de dedicação à Marinha, galgou o cargo de Ministro da Marinha e, ao ceder seu nome a toda uma classe de navios, empresta sua personalidade, disciplina e determinação, fontes de inspiração ao longo desses 18 anos e inúmeras comissões realizadas.
 

A marca de mil dias de mar não seria possível sem a perseverança e o profissionalismo de nossos antecessores, Comandantes, Oficiais e Praças, que em muito contribuíram, também, para forjar a alma deste Navio que, com seu espírito altivo e guerreiro, vem cumprindo as missões que lhe são atribuídas, a despeito dos desafios inerentes dos que se fazem ao mar.