17 de Julho, 2013 - 09:55 ( Brasília )

1º Workshop de Sensoriamento Remoto para Inteligência & Defesa


O imageamento da Terra por meio de sensores orbitais é de fundamental importância para a defesa, uma vez que possibilita a obtenção de informações sobre alvos de interesse, em qualquer parte da superfície terrestre. Tal atividade vem crescendo em importância no meio militar, particularmente em apoio às atividades de inteligência.
 

Reconhecendo a importância de se buscar formas seguras e oportunas na obtenção de imagens para utilização como conhecimento na área de inteligência, em parceria com as empresas Astrium e Space Image, a Subchefia de Inteligência Operacional, da Chefia de Operações Conjuntas, promoveu, nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília (DF), o 1º Workshop de Sensoriamento Remoto para Inteligência & Defesa. O evento reuniu representantes do Ministério da Defesa, das Forças Singulares, da Agência Brasileira de Inteligência, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Conselho Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).


workshop constituiu-se em uma oportunidade singular de reunir, em um único fórum, os principais especialistas dos diversos órgãos do estado brasileiro voltados para o setor, que tiveram contato com as mais novas tecnologias voltadas para o sensoriamento remoto, gerando excelente expectativa para o desenvolvimento da atividade de inteligência de imagens no âmbito da defesa.