10 de Julho, 2013 - 09:41 ( Brasília )

Navio-Escola 'Brasil' atraca no Porto do Recife

Embarcação não estará aberta a visitas. Capital pernambucana é última parada antes de viagem para exterior.

O projeto Navio-Escola "Brasil" chega ao Porto do Recife nesta terça-feira (9). Desta vez, a embarcação não estará aberta a visitação. De acordo com a assessoria do Porto do Recife, o motivo é a greve geral nacional dos portuários, programada para os dias 10 e 11. A capital pernambucana é a última parada em terra brasileira. No dia seguinte, o barco seguirá para um roteiro internacional por 18 países na Europa, Estados Unidos, Caribe e América do Sul, que só terminará em dezembro, no Rio de Janeiro.

O navio foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projeto da Diretoria de Engenharia Naval. A construção começou em 1981 e, após dois anos, foi lançado ao mar. A embarcação tem equipamentos modernos, desenvolvidos tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais contratadas, com destaque para o Sistema de Simulação Tática e Treinamento, o Terminal Tático Inteligente e o Sistema de Controle de Avarias.

Anualmente, o barco realiza uma viagem para complementar, com experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval e aprimorar as formações culturais dos futuros oficiais da Marinha do Brasil. São ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval. Ao fim da excurssão, os guardas-marinha serão nomeados segundos-tenentes e distribuídos por todo o País entre os corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha.