21 de Junho, 2013 - 09:11 ( Brasília )

Aeronave MH-16 "Seahawk" realiza exercício de reabastecimento em voo com a Fragata “Liberal”

Fragata “Liberal” chega a Salvador para reforçar a defesa durante a Copa das Confederações FIFA 2013

No dia 10 de junho, nas proximidades de Ponta Negra, litoral do Rio de Janeiro, a aeronave MH-16 “SeaHwk”, 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), operou com a Fragata “Liberal” em proveito da qualificação dos pilotos para a condução do exercício de reabastecimento em voo (HIFR).

Foram realizados diversos circuitos de HIFR, com conexão do mangote de combustível e a manutenção de posição da aeronave em voo librado, na alheta de bombordo do navio. Os exercicios contribuíram para o aprimoramento do nível de capacitação dos pilotos.

Copa das Confederações FIFA 2013

No dia 13 de junho, a Fragata “Liberal” (F-43) atracou no Porto de Salvador, com o propósito de integrar a Força Naval Componente que irá atuar na defesa na área marítima adjacente à cidade de Salvador para a Copa das Confederações FIFA 2013.

Além de armamentos para guerra antiaérea, antissubmarino e de superfície, o navio é equipado com um moderno sistema de comunicação via satélite e possui equipamentos para ameaças não convencionais, tais como metralhadoras calibre .50 e alto-falantes capazes de advertir embarcações suspeitas à longa distância.

Em janeiro do corrente ano, a “Liberal” regressou ao Brasil após integrar, durante oito meses, a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano como navio-capitânia. Durante a Copa das Confederações, a Fragata “Liberal” atuará na patrulha e no controle da área marítima adjacente à cidade de Salvador.