11 de Junho, 2013 - 10:07 ( Brasília )

Comandante da Marinha recebe a visita do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional


Entre os dias 18 e 24 de maio, o Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Koji Sekimizu, esteve no Brasil a convite do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Koji Sekimizu foi eleito Secretário-Geral em 28 de junho de 2011, pela 106ª Sessão do Conselho, endossado pela 27ª Sessão da Assembleia para o período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2015. A IMO é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem por tarefa implementar a regulamentação adequada para garantir um transporte marítimo seguro, protegido e eficiente sobre oceanos cada vez mais limpos.

A programação da passagem da autoridade pelo País contou com a visita ao complexo do Comando do 1º Distrito Naval, onde participou de Audiência com o Comandante de Operações Navais e Diretor-Geral de Navegação, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, assistiu a apresentações do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo e do SALVAMAR Brasil.

O Comandante da Marinha recebeu o Secretário-Geral em seu gabinete, no Rio de Janeiro, onde foi realizada uma Reunião Bilateral. Ocorreram, ainda, visitas ao Navio-Patrulha “Macaé”, à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, à Diretoria de Portos e Costas e ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.

Já na visita à Mina de Carajás, no Pará, e ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, o Secretário-Geral Koji Sekimizu entusiasmou-se ao conhecer o processo de embarque de minérios da Companhia Vale do Rio Doce, onde são operados navios cargueiros da Classe Valemax, os maiores graneleiros do mundo.

Aconteceram também visitas à plataforma P-56, ao centro de controle de operações, à sala de controle de operações, à sala de controle de Contingências (Base de Imbetiba – Petrobras) e ao Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), todos pertencentes à Petrobras.