11 de Junho, 2013 - 09:44 ( Brasília )

11 de Junho - Data Magna da Marinha - Mensagem da Senhora Presidenta da República

Mensagem da Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da comemoração do 148º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo,

É com satisfação que me dirijo à Marinha do Brasil por ocasião da comemoração de sua Data Magna e do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Há 148 anos, brasileiros valorosos, como o Almirante Barroso, o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Marinheiro Marcílio Dias, escreveram, nesta data, uma página importante na história de nossa Pátria. Desde então, reverenciamos em 11 de junho a dedicação e o profissionalismo com que os homens e mulheres da Marinha, militares e civis, cumprem seus deveres em defesa da Nação.

Temos, hoje, com nossos vizinhos uma convivência de paz e harmonia que se aproxima de completar um século e meio, e que desejamos que se estenda por período ainda maior. Nossa estratégia de defesa na América do Sul é a cooperação, mas devemos estar prontos a dissuadir ameaças e agressões originadas em qualquer quadrante do globo.

Para tanto, é essencial a atuação de nossos marinheiros e fuzileiros navais, profissionais que dedicam diuturnamente à vigilância e proteção de nossas extensas águas jurisdicionais e da Amazônia Azul, em atividades como a salvaguarda da vida humana no mar; a segurança do tráfego aquaviário; ações de patrulha, sobretudo junto às bacias petrolíferas marítimas; vigilância de hidrovias e águas interiores; a assistência médico-hospitalar, prestada às populações ribeirinhas da Amazônia e do Pantanal, pelos "Navios da Esperança"; e o constante preparo visando a defesa da Pátria e a garantia de nossos interesses. Ressalto ainda o destacado papel que cabe à Marinha nas Operações Ágata, no âmbito do Plano Estratégico de Fronteiras, e nos grandes eventos realizados em nosso País.

A Marinha vem contribuindo decisivamente para a projeção pacífica do Brasil no mundo. Nossos navios têm participado de exercícios conjuntos com Marinhas sul-americanas e intensificado a cooperação com nações amigas na África. No Haiti, um grupamento de Fuzileiros Navais ajuda a Missão de Estabilização das Nações Unidas a preservar a segurança, manter a estabilidade e promover o desenvolvimento daquela nação. Desde 2011, a Marinha também integra e comanda o componente naval da Força das Nações Unidas no Líbano.

A amplitude e a complexidade de todas essas tarefas confirmam a importância de o País contar com uma Marinha moderna, tecnologicamente atualizada e permanentemente capacitada para contribuir com a crescente inserção político-estratégica do Brasil na cena mundial.

É nesse contexto estratégico que estão inseridos os esforços para o reaparelhamento do Poder Naval. Destaco o significativo avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o Prosub, que, respaldado pelo bem-sucedido Programa Nuclear da Marinha, resultará na construção de um submarino a propulsão nuclear e outros quatro de propulsão convencional.

Em março passado, tive a satisfação de presidir a cerimônia de inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Testemunhei o progresso que a Marinha tem feito rumo à consecução de suas metas no Prosub. Progresso que contribui diretamente para o fortalecimento da nossa indústria de defesa, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico em nosso País.

Parabenizo as Senhoras e os Senhores agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Naval, na certeza de que serão propagadores dos valores éticos, morais e profissionais cultivados pela Marinha do Brasil.

Apresento os meus cumprimentos aos integrantes dessa exemplar Instituição, parte do Ministério da Defesa, estimulando-os a manter a motivação, o profissionalismo e a dedicação em todas as atividades em defesa de nossa Nação.

À Marinha do Brasil, parabéns pela sua Data Magna!

 

DILMA ROUSSEFF      
Presidenta da República Federativa do Brasil