UNIFIL – Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Manutenção da Paz começa turnê na região

O Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção da Paz, Hervé Ladsous, iniciou uma visita de cinco dias na região do Líbano. Ele foi recebido em Beirute pelo Comandante da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), Major-General Paolo Serra, e por funcionários da missão de paz.

Em Beirute, Ladsous realizou reuniões individuais com os funcionários da ONU no Líbano e na região e fez, também, uma visita à Força Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL no Porto de Beirute. A bordo do navio capitânia da FTM, Fragata “Constituição”, da Marinha do Brasil, ele foi informado pelo Comandante da FTM, Contra-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, sobre as atividades da FTM e sua cooperação com a Marinha libanesa.

Ladsous elogiou a Marinha libanesa e a FTM por demonstrar profissionalismo e compromisso diante das responsabilidades impostas pela resolução 1701 (2006), do Conselho de Segurança da ONU. "Os esforços contínuos da Força-Tarefa e a cooperação estratégica com a Marinha Libanesa são fundamentais", disse ele. “O adestramento oferecido pela FTM-UNIFIL à Marinha Libanesa é uma importante iniciativa de capacitação."

A FTM-UNIFIL é a primeira força-tarefa naval que participa de uma missão de paz da ONU. Foi implantada pela primeira vez em 2006, a pedido do governo libanês, com a dupla tarefa de auxiliar a Marinha libanesa a evitar a entrada não autorizada de armas e material conexo, por via marítima, no Líbano, e treinar a Marinha libanesa.

Nos próximos dias, o Subsecretário-Geral vai visitar outras missões de paz da ONU na região e terá reuniões bilaterais com diversos líderes libaneses. Na UNIFIL, ele vai realizar uma visita à Linha de Retirada (Linha Azul) e vai visitar vários locais sensíveis ao longo a Linha Azul, no sul do Líbano.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter