17 de Abril, 2013 - 09:36 ( Brasília )

Comando do 9º Distrito Naval realiza Exercício de Desembarque Ribeirinho e controle de Área Fluvial


O Comando do 9º Distrito Naval, sediado em Manaus (AM), realizou em março um exercício de desembarque ribeirinho (DBQRIB), Controle de Área Ribeirinha, e Assistência Hospitalar (ASSHOP) nas proximidades da localidade de Novo Airão (AM), e contou com um efetivo de cerca de 430 militares.

Foram empregados na operação o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Pedro Teixeira”, o NPaFlu “Raposo Tavares”, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, dois helicópteros UH-12 do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, e cerca de 200 Fuzileiros Navais do Batalhão de Operações Ribeirinhas fechando o trinômio Navio, Aeronave e Fuzileiro Naval. O Comandante da Força Tarefa Ribeirinha foi o Comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão-de-Mar-e-Guerra Nilson Nascimento de Carvalho.

Uma novidade desta Operação é a participação do NAsH “Soares de Meirelles” como navio de multiemprego ribeirinho pois, além de realizar Assistência Hospitalar, transportou grande parcela do efetivo de Fuzileiros Navais para a Área de Operações.