22 de Março, 2013 - 09:50 ( Brasília )

Marinha do Brasil participa da Operação “PAMPAREX/2013”


Sob o Comando do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, três Navios de Distritos Navais distintos suspenderam para a Operação “PAMPAREX/2013”, no período de 12 de março a 8 de abril.

A operação, que envolve cerca de 180 militares, teve início com o deslocamento do Navio-Patrulha “Gravataí” de Salvador para o Rio de Janeiro, onde se juntou ao Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, prosseguindo até Rio Grande (RS), onde a Corveta “Imperial-Marinheiro” foi incorporada, formando o Grupo-Tarefa 113.1.

A operação contempla a realização de uma série de exercícios no mar, como manobras táticas entre navios em formatura, aproximação de navios para transferência de carga entre os navios, operações aéreas, combate a incêndios e alagamentos, dentre outros. Além disso, a “PAMPAREX/2013” serve como importante ferramenta de estreitamento de laços entre a Marinha do Brasil e as Armadas da República Argentina (ARA) e da República Oriental do Uruguai (AROU), por ocasião da visitação aos portos de Mar Del Plata, Argentina, e Montevidéu, Uruguai.