COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Aviação

04 de Fevereiro, 2012 - 10:30 ( Brasília )

GREVE PM/BA - FAB Lança Operação Bahia


Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão engajadas no transporte de 1400 homens e mulheres da Força Nacional e do Exército Brasileiro para Salvador. É a chamada Operação Bahia. Os policiais e militares irão apoiar o governo da Bahia em razão da greve de policiais no Estado.

O primeiro voo partiu de Brasília, por volta das 22h desta quinta-feira (2/2), levando a bordo do KC-137 (Boeing 707) da FAB 150 policiais da Força Nacional. Um segundo avião decolou na manhã desta sexta-feira (3/2), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, transportando 150 militares da Brigada Paraquedista do Exército. Ao longo do dia, dois aviões farão o transporte de mais 600 militares do Exército, de Recife para Salvador.

No final da tarde de hoje, decolou de Campo Grande (MS), uma aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15ºGAV), levando 50 policiais da Força Nacional, com previsão de chegada às 23h em Salvador. Amanhã a aeronave deve transportar mais 35 policiais da Força Nacional de Altamira para Salvador. Também para este sábado (4/2), está prevista a partida de Natal (RN) de mais um voo do KC-137 com 150 militares do Exército, chegando às 13h na capital baiana. Outros voos transportando militares devem ser programados. Além disso, a FAB designou 400 militares para cuidar do funcionamento regular dos aeroportos públicos em todo Estado da Bahia.

Até a noite deste sábado, 1170 militares e policiais serão transportados pela FAB para auxiliar o policiamento na Bahia.

Demonstrando a sua mobilidade e flexibilidade, a FAB transporta, em menos de 48 horas, uma grande quantidade de militares provenientes das cinco regiões do país: Foz do Iguaçu (Sul), Rio de Janeiro (Sudeste), Campo Grande (Centro Oeste), Altamira (Norte), Recife e Natal (Nordeste).

Ouça a entrevista com o Coronel Marcelo Mendes Ribeiro, do COMGAR, sobre o transporte de tropas para a Bahia. 
 



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 18 OUT, 22:10

MAIS LIDAS

Especial MOUT