COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Segurança

29 de Janeiro, 2012 - 13:00 ( Brasília )

ALEMÃO - Assume a 11ª Brigada GLO de Campinas


A 11ª Brigada de Infantaria Leve (GLO) de Campinas-SP assumiu, nesta quinta-feira (26/1), o comando da Força de Pacificação - que ocupa os complexos do Alemão e da Penha desde novembro de 2010 - em substituição à 4ª Brigada de Infantaria Motorizada de Juiz de Fora-MG. Em cerimônia realizada na Base Operacional, localizada na antiga fábrica que fica no conjunto de comunidades do Alemão, o governador Sérgio Cabral agradeceu ao Exército Brasileiro pela dedicação e confiança no trabalho da Segurança Pública do estado do Rio.

- É um momento histórico que mostra a crença do Exército Brasileiro no nosso trabalho de pacificação. Estamos iniciando um processo de transição que termina em junho e com isso o Exército Brasileiro ficará na memória do povo do Rio. Ele estendeu a mão a uma região que ninguém imaginaria que estaria vivendo hoje em paz, com desenvolvimento econômico e políticas públicas. Eles se dedicam a uma causa que não interessa apenas ao povo dos complexos do Alemão e da Penha, mas ao povo brasileiro, que é vencer o crime com direitos humanos, dando uma nova vida a milhares de pessoas – disse o governador.

Presente na solenidade, o ministro da Defesa, Celso Amorim, ressaltou que o mérito do trabalho realizado está no fato do Exército ter sabido atuar de forma equilibrada no contexto das comunidades ocupadas.

- Acho que o que caracteriza a atuação da força é saber exercitar os direitos humanos em sua plenitude, sabendo distinguir o uso da força, quando se faz indispensável, com a necessária civilidade no trato com a população. Acho que é isso que tem caracterizado a ação das Forças Armadas nesta que é, seguramente, a maior operação de garantia da lei e da ordem que temos realizado. Pesquisas revelam que a segurança deixou de estar entre as principais preocupações da população local, o que acho formidável. Para nós, da Defesa, é uma honra muito grande participar deste esforço conjunto em uma operação que tem sido considerada modelo - afirmou.

Na solenidade de transferência de comando, o General de Brigada Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva assumiu o cargo antes ocupado pelo General de Brigada Otávio Santana Rêgo Barros.

Também participaram da cerimônia o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manuel Alberto Rebêlo dos Santos, e autoridades do Exército.