COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Terrestre

21 de Maio, 2019 - 16:20 ( Brasília )

12ª Bda Inf L (Aeromovel) - Exercício Anhanguera 2019

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) com sede em Caçapava-SP, realiza entre os dias 19 a 23 de maio, o Exercício Anhanguera 2019, exercício de adestramento em Operações GLO

 


Comunicação Social Aeromovel
www.bdaamv.eb.mil.br



A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), “Brigada Fornovo di Taro”, com sede em Caçapava-SP, realiza entre os dias 19 a 23 de maio, o Exercício Anhanguera 2019, exercício de adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O Exercício, que conta com a participação de cerca de 1.800 militares, além de integrantes das Forças Auxiliares, Receita Federal, Polícia Federal e Guardas Municipais, desenvolve-se na região do Litoral Norte de São Paulo, nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Entre os dias 19 e 23 de maio, inúmeras situações-problema, criadas pela direção do Exercício, exigirão dos militares da Brigada Aeromóvel alto grau de profissionalismo, conhecimento técnico e tático, além de rígidos procedimentos de segurança.

A Brigada Aeromóvel mobiliou seu Posto de Comando (PC) no Balneário dos Trabalhadores, localizado na Rodovia Governador Mário Covas, (SP-055), Km 130 s/n, Praia Grande, São Sebastião – SP. Ela coordena quatro Forças-Tarefas (FT) com cerca de 385 militares cada, localizadas nos seguintes munícipios:

 

1. São Sebastião, onde atua a FT Raposo Tavares, composta pelo 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL);

2. Ilhabela, onde atua a FT Bandeirante, composta pelo 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L);


3. Caraguatatuba, onde atua a FT IPIRANGA, composta pelo 6° BIL;

4. Ubatuba, onde atua a FT ITORORÓ, composta pelo 5º BIL.


 



Posto de Comando Tático da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - “Brigada Fornovo di Taro”

As Forças-Tarefas, no Exercício, desenvolvem ações de Garantia da Lei e da Ordem inseridas em um contexto de uma situação de instabilidade da Segurança Pública, na qual os Órgãos de Seguranças Públicas perderam suas capacidades operativas. Sendo assim, o resultado buscado nessas operações é o de restabelecimento da Ordem Pública e a Paz Social.

Este Exercício é considerado interagências, uma vez que conta com a participação e parceria das Prefeituras, por meio de Secretarias Municipais, Defesa Civil e Guarda Municipal de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, bem como, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Receita Federal, da Polícia Federal e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, todos complementando as capacidades do Exército Brasileiro no contexto do Exercício.

A atividade ainda proporciona a aproximação do Exército Brasileiro com as comunidades locais, bem como o fortalecimento da imagem de uma das instituições com maiores índices de credibilidades no País por meio do “Braço Forte e da Mão Amiga”.

Atividades dias 20 e 21 Maio

As Forças-Tarefas integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), ao longo dos dias 20 e 21 de maio cumpriram diversas missões inseridas no contexto de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

No contexto do exercício, as ações desenvolvidas buscam reestabelecer a Ordem e a Paz Social, restaurar a Situação de Normalidade da Segurança Pública local, atuando na diminuição dos índices de criminalidades e na prevenção da ocorrência de diversos delitos.



Operação de Controle de Distúrbios na Exercício Anhanguera 2019 -  12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - “Brigada Fornovo di Taro”

Para atingir o seu objetivo a tropa realiza o patrulhamento motorizado e a pé constantemente em regiões de grande ocorrência de crimes, além da execução de Postos de Bloqueio e Controles de Vias (PBCV). A manutenção da segurança de Estruturas (instalações) Essenciais para a Comunidade e de importância para a Economia Regional e Nacional, também são atividades realizadas com o emprego da tropa, por meio da ocupação dos Postos de Segurança Estáticos (PSE).

Ainda neste contexto, são executadas Operações de Busca e Apreensão (OBA) em cumprimento à mandados expedidos por Ordem Judicial, bem como as Operações de Controle de Distúrbios (OCD) e Operações de Reintegração de Posse em locais onde ocorrerem aglomerações e manifestações consideradas ilegais por autoridade judiciária competente.

Como forma de integrar o Exército à Comunidade em meio às ações de GLO, são realizadas Ações Cívico-Sociais nas Áreas de Operações, promovem a recuperação de instalações públicas.



Exercíco Anhanguera - 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - “Brigada Fornovo di Taro”


A Brigada Aeromóvel ainda encontra-se realizando, desde o dia 19 de maio, o apoio às Secretarias de Defesa Civil dos Municípios de São Sebastião e Ilhabela com o apoio de tropa nos locais onde ocorreram quedas de barreiras que resultaram na interdição de rodovias. O emprego da tropa consiste no bloqueio da via no local interditado, bem como no controle do trânsito.





VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 11 DEZ, 17:40

MAIS LIDAS

Especial MOUT