Infantaria treina conflitos em ambientes urbanos no município de Quatis (RJ)

Os conflitos em ambientes urbanos fazem parte do combate moderno. Nas operações de imposição e manutenção da paz, operações de cooperação e coordenação com Agências e em situações de decreto de garantia da lei e da ordem é imprescindível que o combatente da atualidade consiga atuar em ambientes citadinos, com a presença da população civil, organizações não-governamentais e imprensa, garantindo a estabilização da localidade.

Durante a Manobra Escolar, o município de Quatis, no Estado do Rio de Janeiro, foi utilizado como local de simulação de um investimento em ambiente humanizado. As tropas de Infantaria, formadas pelo 84º Batalhão de Infantaria Mecanizado e a 1ª Companhia de Fuzileiros Blindada, compostas para o exercício pela Academia Militar das Agulhas Negras e pela Escola de Sargentos das Armas, tiveram a oportunidade de praticar um assalto aeromóvel para o isolamento da localidade, seguido pelo seu bloqueio, investimento e controle de uma zona urbana dominada por uma força adversa.

Com isso, os futuros oficiais e praças em formação enriqueceram o seu arcabouço de conhecimentos e chegarão às suas próximas organizações militares muito mais preparados para atuar em situações dessa natureza, no Brasil e no exterior.

Fotos:Sd William Reis (AMAN) / Gabino (Defesa TV)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter