Alunos da EsPCEx travam contato com armamento empregado em Operações de GLO

o período de 5 a 7 de novembro de 2018, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) ministrou ao Corpo de Alunos a instrução de tecnologia menos letal com o emprego de armamentos e granadas, e a apresentação de munições específicas. A finalidade foi complementar a disciplina de armamento, munição e tiro dos alunos.

Houve o apoio de uma equipe de instrução do 28° Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL), Unidade de Emprego Peculiar em Operações Urbanas, especializada nesse tipo de atividade.

 

Adestramento

Os alunos travaram contato com as especificidades do material e o seu correto emprego. Executaram disparos com o armamento AM-600 (lançador de granada lacrimogênea) e com o armamento calibre .12 (munição de elastômero, mais conhecida como "bala de borracha"). Lançaram, também, granadas de efeito moral, luz e som e de pimenta.

A prática controlada teve como objetivo verificar o efeito dos diversos tipos de agentes químicos. Ao término, os instruendos tiveram noções sobre os métodos básicos da correta descontaminação dos agentes químicos.

 

O Centro de Instrução de Operações Urbanas

O Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU) é uma Subunidade-Escola do 28° BIL, com forma de emprego peculiar. Atualmente, o CIOU trabalha com a parte de doutrina, capacitando os comandantes de fração em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

As Operações de GLO, inseridas no amplo espectro do emprego da Força Terrestre, são desenvolvidas em apoio a órgãos governamentais. No Brasil, ocorrem mediante solicitação do Poder Executivo estadual ao Presidente da República.

Durante o ano de instrução, o Centro realiza diversos estágios e instruções direcionados a militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares e os capacita para atuarem no meio da população sem causar danos colaterais.

Fotos: 1º Ten Bidinoto / EsPCEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter