COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Aviação

17 de Setembro, 2018 - 12:00 ( Brasília )

FAB participa de Operação de GLO em Angra dos Reis (RJ)


Ten Cristiane dos Santos e Major Alle


A Força Aérea Brasileira (FAB) participa das medidas implementadas pelo Comando Conjunto, em apoio à Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, deflagradas na madrugada desta quinta-feira (13), no município de Angra dos Reis (RJ).

Cerca de 2.230 militares das Forças Armadas, sendo 60 da FAB, participam da ação. Outros 160 policiais militares e 70 policiais civis, com o apoio de meios blindados e aeronaves, estão envolvidos.

A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorre nas Comunidades de Parque Belém, Areal, Sapinhatuba (I, II e III), Lambicada, Camorim Grande e Camorim Pequeno, com realização de cerco, estabilização dinâmica das áreas e remoção de barricadas.



Os militares realizam também revistas de pessoas e de veículos e checagem de antecedentes criminais. Além disso, agentes policiais verificam denúncias de atividades criminosas, em especial as ligadas ao tráfico de drogas.

De acordo com o Chefe da Célula de Operações Aeroespaciais do Comando Conjunto da Intervenção Federal, Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga, cabe à FAB, durante a operação, o controle dos setores do espaço aéreo com restrições dinâmicas para aeronaves civis.

“Delimitamos uma área do aeroporto de Angra dos Reis momentaneamente. Estão proibidas a circulação de aeronaves não envolvidas na operação com o objetivo de evitar danos colaterais”, explicou.

Além da guarda e segurança do Aeródromo de Angra dos Reis, a FAB está provendo apoio às aeronaves engajadas na operação e também às ações de transporte aéreo logístico, alerta para realização das ações de Evacuação Aeromédica (EVAM) e busca e salvamento.

Segundo o Coronel Velasco, além da segurança do aeroporto, a FAB está utilizando o emprego doutrinário da Força. “É uma ótima oportunidade para realizarmos o adestramento da tropa, contribuindo, desta forma, para o planejamento operacional”, finalizou.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Eleições

Eleições

Última atualização 23 OUT, 13:40

MAIS LIDAS

Especial MOUT

4
04 SET, 00:40

Corridão do CAZUCA