Estágio de GLO reúne militares e integrantes dos Órgãos de Segurança Pública

No período de 27 a 30 de agosto, o 4º Regimento de Cavalaria Blindado (4º RCB) coordenou e executou o Estágio de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com o objetivo de atualizar conhecimentos e procedimentos relativos à legislação e ao emprego da tropa em operações de ambiente urbano e na defesa de fronteiras.

O estágio contou com a participação de 31 militares de diversas Unidades da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), além de militares do Corpo de Bombeiros Militar e integrantes de órgãos de segurança pública.

Entre os principais assuntos abordados, foram ministrados: noções de aspecto jurídico; progressões em áreas de alto risco; gerenciamento e negociação de crise; emprego de animais; técnicas de revista e abordagem; pista de tiro prático; uso de equipamento e munição de baixa letalidade; efeitos balísticos e de incapacitação (stopping power).

 

Conforme o Tenente R2 Fabio Dornelles Acosta, instrutor credenciado pela Condor Tecnologias Não-Letais e pela Taser, especializado em cursos no Brasil e no exterior, como da SWAT, “a inserção do Exército Brasileiro em contextos que, cada vez mais, demandam a atuação em ambiente urbano, tais como Forças de Paz e Forças de Pacificação, exige aprimoramento na técnica e na doutrina”.

Sérgio Biscuola Neto, que é instrutor de tiro, pentacampeão brasileiro de Shotgun e participante de três campeonatos mundiais da categoria, foi o responsável por ministrar a utilização operacional da espingarda calibre 12.

Sérgio também se manifestou sobre a atuação das Forças Armadas nas operações de GLO, “o Exército Brasileiro é a única Força que tem estrutura para este tipo de ação, principalmente nas questões logísticas e operacionais”. O encerramento do estágio ocorreu com a entrega dos certificados de conclusão aos concludentes e diplomas de agradecimento aos instrutores.

 

Fotos: Sd Tuzi / 4º RCB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter