COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Defesa

16 de Janeiro, 2018 - 11:30 ( Brasília )

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza exercício com aeronave do EB


O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), por ocasião da Operação Potiguar III, realizou um exercício de embarque e desembarque de aeronave.

O exercício foi apoiado pelo 1º Batalhão de Aviação do Exército e contou com o emprego de um helicóptero HM-4 (H225M), conhecido como Jaguar, com capacidade para até 29 militares armados e equipados.

O adestramento também teve participação da equipe crache da Base Naval de Natal. O objetivo do exercício foi qualificar e adestrar militares lotados no GptFNNa para atuar em operações que envolvam movimentos helitransportados.

Na ocasião, dois Pelotões de Fuzileiros Navais do Grupamento foram adestrados para operar em heliequipes.



Após 15 dias de atuação e com balanço positivo, Operação Potiguar III é encerrada no Rio Grande do Norte¹

Depois de 15 dias de atuação na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio Grande do Norte, a Operação Potiguar III foi encerrada na sexta-feira, dia 12, com um balanço positivo.

Cerca de 2.800 militares das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública foram empregados com o objetivo de restabelecer as condições de ordem pública e segurança em Natal, região metropolitana, e na cidade de Mossoró, na região Oeste do estado.

Com o término da operação, a desmobilização da tropa começou no sábado, dia 13, e tem encerramento previsto para a terça-feira (16), com a chegada dos últimos militares nas Unidades de origem.

A Operação, desencadeada por meio de Decreto Presidencial, teve início na noite de 29 de dezembro, quando militares das Forças Armadas começaram suas atividades no Rio Grande do Norte. Durante o período da operação, a Força-Tarefa Guararapes realizou mais de 14 mil atividades, como patrulhamentos, proteção de áreas de interesse e postos de bloqueio e controle de vias urbanas.

Nos 15 dias de atividades, houve registro de queda de 34% nos crimes violentos letais intencionais e de 21,6% nos crimes violentos contra o patrimônio. Durante o período de controle operacional da segurança pública do estado por parte das Forças Armadas, o índice de atendimento das ocorrências do 190, na região metropolitana de Natal, aumentou cerca de 382%.



Foram atendidas 1.080 ocorrências, que resultaram em 44 detenções, 14 apreensões de armas, 4 apreensões de drogas e 69 recuperações de veículos roubados. Em pesquisa realizada com mais de 5 mil pessoas na região metropolitana de Natal e no município de Mossoró, a Força-Tarefa Guararapes avaliou níveis de satisfação da população com o emprego das Forças Armadas.

Do total de entrevistados, 89% se disseram muito satisfeitos e 88% se sentiram seguros com a presença dos militares nas ruas. Para o Comandante da Força-Tarefa e Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Ridauto Lúcio Fernandes, a Operação Potiguar III atingiu seus objetivos.

¹
fonte:7ª Bda Inf Mtz / Agênica Verde-Oliva



Outras coberturas especiais


PROSUB S40

PROSUB S40

Última atualização 14 DEZ, 12:45

MAIS LIDAS

Especial MOUT

6