MD, MJ, GSI e Governo do Rio estabelecem protocolo de segurança para 2018

Sylvia Martins


Na tarde desta quinta-feira, os ministros da Defesa, Raul Jungmann; da Justiça e Segurança, Torquato Jardim; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen; e o governador Fernando Pezão, estiveram reunidos no Palácio do Planalto para discutir o prosseguimento das ações de segurança no estado do Rio de Janeiro e as medidas de acompanhamento que serão implementadas em 2018.

Para o ministro Raul Jungmann a reunião visa aperfeiçoar a parceria criada em 2017, dentro do Plano Nacional de Segurança Pública, que reforçará mutuamente os órgãos envolvidos no trabalho, para atingir objetivos administrativos e institucionais estabelecidos.

Nós fizemos aqui um balanço do Plano Rio de Segurança 2017 e traçamos metas, traçamos compromissos, estabelecemos exatamente como vamos trabalhar e melhorar o nosso desempenho em 2018”, ressaltou o ministro da Defesa.

Além do balanço feito entre os órgãos, foi decidido que haverá um sistema de acompanhamento e monitoramento dos compromissos e metas estabelecidos. “Vamos estabelecer um conjunto de indicadores para que tanto nós como a sociedade possamos acompanhar o que está acontecendo”, explicou Jungmann ao final da reunião.

Para o acompanhamento proposto haverá reuniões periódicas, no nível mais alto e nos demais níveis e, em 30 dias, será entregue um plano integrado de segurança para o Rio de Janeiro 2018, com a participação de todas as Forças Estaduais e Federais.

A próxima reunião está marcada para o dia 12 de janeiro, no Rio de Janeiro, no Palácio da Guanabara.

Veja abaixo a íntegra da nota conjunta divulgada sobre a reunião.

NOTA CONJUNTA
PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA – PLANO RIO
 
Com o objetivo de detalhar o cronograma de trabalho com vistas ao Plano Rio, foi realizada, nesta data no Palácio do Planalto, uma reunião com as presenças dos Ministros da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, do Gabinete de Segurança Institucional e do governador do estado do Rio de Janeiro.
 
Houve um balanço das experiências colecionadas em 2017 que servirão de base para o aperfeiçoamento do planejamento, da governança e da integração entre os órgãos federais e estaduais envolvidos.
 
Dentre os compromissos assumidos destacamse a criação de um comitê de acompanhamento das atividades, a produção de indicadores de desempenho, a definição de um calendário de reuniões periódicas, a consolidação dos resultados de 2017 e a elaboração, no prazo de 30 dias, do plano integrado de segurança para o RJ/2018. A próxima reunião está agendada para o dia 12 de janeiro, no Palácio Guanabara – RJ.
 
Brasília, DF, 4 Jan18.
 
Ass Com MJSP, Defesa, GSI e do Governo do estado do RJ

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter