Cerca de 1.000 militares e 85 viaturas integram a Força de Contingência em exercício simulado na Bahia

O Exército Brasileiro, por meio da 6ª Região Militar (6ª RM), realiza, de 2 a 6 de outubro, na cidade de Alagoinhas (BA), um exercício simulado em parceria com as Polícias Civil e Militar da Bahia e a Guarda Municipal.

A atividade visa treinar a tropa para realizar Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a fim de interromper a ação de agentes perturbadores da ordem pública, agindo isolada ou coletivamente, que estejam atentando contra o patrimônio público, privado e/ou impedindo o funcionamento de serviços essenciais à população. Denominado "Operação Alagoinhas", a solenidade que abriu o exercício ocorreu na manhã de 2 de outubro e concentrou parte dos recursos humanos, armamento e viaturas empregados na atividade.
 

 
 

A solenidade foi prestigiada pelo Prefeito da cidade, Sr Joaquim Neto; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sr Roberto Torres; pelo Comandante do Batalhão da Polícia Militar em Alagoinhas, Tenente-Coronel PM Jarbas Carvalho de Oliveira Júnior; por representantes de órgãos apoiadores e pela imprensa local.

A Força de Contingência da 6ª RM que está treinando é composta pelo Batalhão Marechal Cantuária e pelo Batalhão Salvador.

Com 85 viaturas e um efetivo de, aproximadamente, 1.000 militares da Força Terrestre (designados para atividades operacionais, administrativas e/ou logísticas), além de homens das Forças que atuam em conjunto, as tropas da 6ª RM realizaram, nos dois primeiros dias, patrulhamentos a pé e motorizado, interdição de área, bloqueio de via, socorro à vítima de acidente com viatura e ações de controle de distúrbios, dentre outros eventos reais e simulados.

 
 

A equipe em exercício utiliza braçais para identificação, sendo que os figurantes usam braçais vermelhos. Nos próximos dias, ainda serão realizados treinamentos de busca e apreensão e segurança de pontos sensíveis.

O treinamento constante para cumprir missões de GLO possibilita garantir o preparo da tropa para restabelecer as condições de normalidade em áreas urbanas diante de situações de conflito.

 
 

Fotos: 6ª RM / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter