COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Defesa

10 de Agosto, 2017 - 09:55 ( Brasília )

Ibope: 90% dos cariocas reconhecem importância do Exército na redução da violência

Mais de 10 mil homens garantem a segurança do Rio. Pesquisa mostra ainda que 60% já percebem melhora com a presença das tropas federais

Com a presença das tropas federais no Rio de Janeiro, a sensação de segurança e tranquilidade começa a voltar às ruas. Pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, revela que 90% da população reconhece a importância das Forças Armadas na redução da violência.

O levantamento mostra ainda que cerca de 60% dos entrevistados já declaram perceber o aumento da segurança. A pesquisa foi feita por telefone entre a última sexta-feira (4) e essa segunda-feira (7), quando as primeiras operações já estavam em andamento.

Para garantir a volta da normalidade ao estado e a segurança da população do Rio, o governo federal enviou tropas federais para se juntar às Forças estaduais. Mais de 10 mil homens estão mobilizados monitorando e policiando as ruas do Rio de Janeiro.

Os serviços de inteligência também têm atuado para identificar os principais pontos que necessitam de atuação. A pesquisa junto à população do Rio mostra que o carioca está preocupado com a violência, mas que ele entende a presença dos militares como um meio para melhorar a segurança.

A maioria dos entrevistados avalia como ótima ou boa a decisão do presidente da República, Michel Temer, de enviar as Forças Armadas.

Apoio à população

No último sábado (5), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, reforçou a mensagem do governo federal de que as tropas estão no Rio de Janeiro para apoiar o povo. A população, explicou o ministro, não está abandonada. “A ação já produz resultados importantes. O primeiro é que acaba com o mito do crime organizado poderoso”, argumentou Jardim.

“O crime não resiste à ação legal, obediente à lei e inerente ao Estado Democrático de Direito. Tanto é que a resistência é mínima”, observou. O presidente Michel Temer também garantiu que o Rio terá uma ampla programação de segurança para combater a criminalidade. “Vamos trabalhar, vamos em frente, vamos combater a criminalidade no Rio de Janeiro e no Brasil”, afirmou o presidente em vídeo gravado em 06 de agosto.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guarani

Guarani

Última atualização 17 OUT, 11:00

MAIS LIDAS

Especial MOUT