COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Defesa

07 de Fevereiro, 2017 - 14:50 ( Brasília )

FFAA concluem Operação Potiguar II na região metropolitana de Natal (RN)


Após 16 dias de operação na região metropolitana de Natal, as Forças Armadas concluíram as atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio Grande do Norte. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que sempre que forem desafiadas pela criminalidade as Forças Armadas darão resposta imediata. “Consideramos nossa missão cumprida aqui em Natal. A nossa resposta sempre será essa. Quando a criminalidade desafiar-nos vamos estar sempre presente”, declarou o ministro.

Raul Jungmann veio a Natal para conhecer os resultados finais da operação Potiguar II. Em duas semanas, 1.887 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram empregados em mais de 3,8 mil ações nas principais cidades do Rio Grande do Norte.

Segundo o ministro, a presença das Forças Armadas deu mais tranquilidade à população e permitiu que as policiais estaduais atuassem em outras frentes. Para executar as atividades operacionais, o ministério recebeu autorização do  presidente Michel Temer. Deste modo, as tropas começaram a ser deslocadas para Natal já no dia 20 de janeiro.

O comandante da operação, general Jayme Octavio de Queiroz contou que em menos de 72 horas todo o efetivo estava na região da capital. Tropas foram deslocadas do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco. “Trabalhamos de forma constante, de modo a permitir uma perfeita integração com as organizações de segurança pública do estado”, disse o general.

Potiguar II

O ministro Jungmann chegou na Base Aérea de Natal na manhã desta segunda-feira (06). De lá, seguiu para a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada junto com o comandante Militar do Nordeste (CMNE), general Artur Costa Moura; o comandante do 3º Distrito Naval (DN), almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o comandante da Ala 10 da Força Aérea Brasileira, localizada na capital potiguar, brigadeiro Pedro Luiz Farcic.

Na primeira etapa da visita, Jungmann esteve em reunião com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. No encontro, o governador entregou ao ministro uma lista de presídios nos quais pretende que as Forças Armadas procedam vistorias.

Depois, todos seguiram para o Centro de Operações da Brigada onde transcorreu a apresentação do balanço das atividades por parte do general Jayme. Essas atividades foram concluídas à meia noite de sábado (04). Ontem, cerca 1,2 mil militares retornaram às suas regiões de origem.

O governador potiguar agradeceu o empenho do ministro na mobilização das Forças Armadas. Segundo Robinson Faria, “o presidente Temer e o senhor (Raul Jungmann) estiveram conosco desde o primeiro momento permitindo a atuação das Forças Armadas”. Segundo ele, “o país hoje é desafiado pelas diversas facções e nós não vamos temer a estas ameaças”, afirmou.

Após a apresentação do balanço, Jungmann seguiu para Vitória (ES), onde acompanhará a mobilização das Forças Armadas para atuação no Espírito Santo.



Outras coberturas especiais


Embraer

Embraer

Última atualização 17 OUT, 13:30

MAIS LIDAS

Especial MOUT