Forças Armadas realizaram cerca de 3.900 ações durante “Operação Leão do Norte”

Um dia após as tropas da "Operação Leão do Norte" deixarem a Região Metropolitana do Recife, o Comando Militar do Nordeste divulgou o balanço das ações. Ao todo, foram, aproximadamente 3.900 operações entre patrulhamento ostensivo de áreas terrestres, revista de pessoas e de veículos, reconhecimentos aéreos, escoltas e controle de pontos estáticos.

Ao longo de 26 dias, as Forças Armadas estiveram no comando da segurança do Grande Recife com 3.500 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica. A intenção era garantir a lei e a ordem durante o período de trabalho reduzido da Polícia Militar, a chamada operação padrão da categoria.

De acordo com o Comando Militar do Nordeste, as tropas percorreram 150 mil quilômetros durante as atividades nos 14 municípios. A operação teve início no dia 9 de dezembro de 2016 e foi prorrogada até o dia 3 de janeiro de 2017.

A Polícia Militar segue em regime de trabalho reduzido. Entretanto, o comandante-geral da PMPE, coronel Carlos D"Albuquerque, afirmou, na manhã da terça-feira (3), que não seria necessário solicitar a permanência das tropas. Segundo ele, a corporação está preparada para a manutenção da segurança.

Como os PMs abandonaram a jornada extra e reduziram o efetivo nas ruas, às vésperas do Natal, no dia 19 de dezembro, o governador Paulo Câmara (PSB) solicitou a permanência das topas até a terça (3). No entanto, o decreto de prorrogação, assinado pelo presidente da República Michel Temer (PMDB), reduziu o efetivo para 500 pessoas. Ou seja, 14% do efetivo inicial continuou na operação.

Diálogo

Ainda segundo D"Albuquerque, o estado começa a tratar efetivamente de reajuste salarial para os PMs nesta quarta-feira (4). Ele adiantou que os números já serão discutidos e que, até a primeira quinzena de fevereiro, o governo deve enviar para a Assembleia Legislativa de Pernambuco todos os projetos de reajuste. O comandante-geral da PM salientou que o governo aguarda a volta de todos os PMs.

As tropas demonstraram pronta resposta, graças à dedicação e disponibilidade exclusiva ao serviço da Pátria¹

Após 26 dias de atuação na Região Metropolitana do Recife, chegou ao fim, à meia-noite de 3 de janeiro de 2017, a Operação Leão do Norte. Foram realizadas em torno de 3.900 ações durante esse período, dentre as quais destacaram-se: patrulhamento ostensivo de áreas terrestres, revista de pessoal e veículos, reconhecimentos aéreos, escoltas e controle de pontos estáticos. Essas atividades correspondem ao equivalente aproximado de 150 mil quilômetros percorridos. O objetivo da Operação foi preservar a ordem pública e assegurar a integridade das pessoas e do patrimônio.

A Operação Leão do Norte foi iniciada no dia 9 de dezembro de 2016, por meio do Decreto n.º 8.928, e prorrogada até o dia 3 de janeiro de 2017, pelo Decreto  n.º 8.934, de 19 de dezembro de 2016.

Desde o início, o Exército Brasileiro assumiu o controle operacional das ações e manteve a coordenação dos efetivos pertencentes aos Órgãos de Segurança Pública, trabalhando de forma integrada, o que proporcionou um ambiente de maior segurança à população.

Mais uma vez, diante de um cenário de instabilidade, as Forças Armadas demonstraram sua capacidade de pronta resposta, graças à peculiaridade dos seus integrantes, que se dispõem de forma permanente e exclusiva ao serviço da Pátria.

¹com Agência Verde-Oliva / CeComSEx – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter