COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Defesa

02 de Outubro, 2016 - 21:20 ( Brasília )

GUES-9ª BDA INF MTZ Realiza a Segurança das Eleições 2016 no Grande Rio





O Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a operação de segurança do primeiro turno do pleito eleitoral de 2016 neste domingo (2OUT2016),  em alguns municípios do Grande Rio.

A operação de segurança do 1º turno do pleito eleitoral de 2016 foi solicitada tendo em vista a dificuldade de acesso a alguns municípios brasileiros e a necessidade de garantir a votação e a apuração das eleições previstas para os dias 2 e 30 de outubro, fazendo com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitasse o apoio das Forças Armadas para a realização dos citados pleitos.

Desta forma, na área de atuação do GUEs-9ª Bda Inf Mtz foram solicitados apoios para garantia no processo eleitoral nos municípios de:

 

- Nova Iguaçu;
- Belford Roxo;
- Queimados,
- Japeri e Magé,
- além do bairro de Irajá, no município do Rio de Janeiro. 


A operação visa assegurar a regularidade do pleito em apoio ao TSE em ações de garantia da lei e da ordem (GLO) e em apoio logístico empregando seus batalhões. Uma novidade nesta operação foi o recebimento em controle operacional de um Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BInfAe), para atuar em Irajá.

A tropa empregada executou medidas para a garantia da campanha eleitoral, possibilitando que todas as atividades de divulgação, propaganda, fiscalização e medidas administrativas que antecedem o pleito eleitoral sejam realizadas livremente e que, ainda, a imprensa exerça o direito de cobrir e noticiar nas áreas designadas durante a votação e apuração, no primeiro e segundo turnos.

Para isso, foram empregadas 262 viaturas, dentre elas a VBTP-MR Guarani, a EE-11 Urutu, além de motos e ambulâncias. Para as ações de comando e controle, foi utilizada a viatura C2-PC Tático, do Batalhão Escola de Comunicações.

Ao todo, 2542 militares do Exército e 214 da Força Aérea foram empregados

 
 


Outras coberturas especiais


Fundação EZUTE

Fundação EZUTE

Última atualização 19 OUT, 20:20

MAIS LIDAS

Especial MOUT