Militares da Força Nacional são atacados a tiros na Maré, Rio

Uma equipe da Força Nacional foi atacada a tiros nesta quarta-feira (10) no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, ao entrar por engano na Vila do João. O ataque ocorreu na localidade conhecida como Boca do Papai.

Os três militares vítimas do ataque foram identificados como capitão Alen Marcos Rodrigues Ferreira, que atua em Cruzeiro do Sul, no Acre, o soldado Hélio Andrade, de Roraima, e soldado Rafael Pereira, do Piauí.

Segundo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o capitão Alen teve ferimentos leves, e o soldado Rafael escapou ileso. O terceiro integrante da equipe, no entanto, foi ferido gravemente.

Hélio Andrade, 37 anos, está no Rio desde 2015 e foi atingido com um tiro de fuzil na testa e perdeu muita massa encefálica, segundo apurou o G1.

"Nós temos em relação ao soldado Hélio um ferimento grave. Diferentemente do que vem sendo noticiado, e por isso a importãncia, eu resolvi falar antes da nossa reunião no CICC, ele não faleceu. Ele está sendo operado, o neurologista já está há quase duas horas operando, fazendo a transfusão de sangue necessária, e nós acreditamos que ele vai sobreviver a isso", afirmou o ministro.

Moraes afirmou que, segundo a Força Nacional, os militares erraram o caminho, entrando indevidamente na comunidade. Disse também que dois suspeitos do ataque já foram identificados. "Duas pessoas já foram identificadas e nós vamos atuar para prender essas pessoas rapidamente."

Em áudio, o terceiro militar envolvido no ataque contou que foi socorrido por um taxista. "Um táxi está me dando um apoio, está me levando para o hospital", contou.

Ainda segundo o militar, homens do Exército foram ao socorro da equipe. "Eu fui atingido, o capitão Alen foi atingido, o motorista foi atingido. Tem um outro combatente também, ele tá atingido, ele ficou fora da viatura. A equipe do Exército está lá perto", diz ele. 

A Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Segurança disseram que não vão se pronunciar sobre o ocorrido. O Ministério da Justiça e Cidadania, ao qual a Força Nacional está subordinada, ainda não se manifestou sobre o ataque.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter