COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Terrestre

10 de Agosto, 2016 - 09:00 ( Brasília )

EB - Operação Potiguar em Natal para restauração da ordem pública


O Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, o Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, e o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, participaram, no dia 4 de agosto, de uma formatura militar para verificar o preparo da tropa da Operação Potiguar, que vai atuar para o reestabelecimento da ordem pública na Região Metropolitana de Natal.

A tropa, com um efetivo aproximado de 500 integrantes, apresentou seus recursos de atuação para as autoridades e, em seguida, os militares embarcaram nas viaturas para a atuação efetiva pelas ruas, na operação de Garantia da Lei e da Ordem. O foco principal será os corredores bancários, turísticos e de fluxo de transporte público, além das principais vias de acesso da área metropolitana.

Após o apronto operacional, as autoridades reuniram-se com os comandantes militares para uma apresentação detalhada da execução da atividade. Foram discutidas as principais linhas de ação de cada órgão e instituição envolvidos. Ao término, ocorreu uma seção de entrevistas com órgãos de imprensa de todo o País.

O Batalhão Barreto de Menezes na Operação Potiguar

No dia 4 de agosto, o “Batalhão Barreto de Menezes”, constituído por militares 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz), do 4º Batalhão de Polícia do Exército, do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, do 7º Grupo de Artilharia de Campanha e do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, participou do Apronto Operacional que deu início às atividades da Operação Potiguar.

Estão sendo empregados nessa Operação a doutrina e os recursos operacionais necessários para ações de Garantia da Lei e da Ordem, a incolumidade das pessoas e do patrimônio público e privado na região metropolitana da cidade.

7ª Brigada de Infantaria Motorizada – Exército em atividade nas ruas de Natal

Em apoio ao Governo Estadual, o Exército está atuando para o reestabelecimento da ordem pública na Região Metropolitana de Natal.

Por isso, militares do Batalhão Felipe Camarão, Força-Tarefa formada pelos 15º, 16º e 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, pelo 17º Grupo de Artilharia de Campanha, pelo 1º Batalhão de Engenharia de Construção e pelo 7º Batalhão de Engenharia de Combate, desde o dia 3 de agosto vem realizando patrulhamentos ostensivos a pé e motorizados, bem como realizando postos de segurança estáticos e postos de bloqueio e controle de vias urbanas.

Um dos locais atendidos no dia 6 de agosto, foi o Bairro de Mãe Luiza, onde também foi estabelecido um posto de bloqueio e controle de vias urbanas (PBCVU), com o apoio de uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Urutu do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. A operação contou com o apoio de militares e viaturas da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Desde o início das operações, o objetivo de Garantia da Lei e da Ordem vem sendo cumprido, haja vista que os ataques a instalações e ônibus, promovidos pelo crime organizado, não ocorreram mais na Capital potiguar.
 

Matérias Relacionadas:

MOUT - Guerra no Rio Grande do Norte [Link]

Para as ações das Forças Armadas em Ambiente Urbano (MOUT na sigla em inglês) acesse a Cobertura Especial MOUT (Military Operations in Urbanized Terrain):
- Cobertura Especial MOUT [Link]

As ações de preparação para as Olímpiadas RIO2016, em especial as ações de antiterrorismo  podem ser acessadas na Cobertura Especial EVENTOS:
- Cobertura Especial Eventos [Link]

Para as ações de enfrentamento ao Tumulto Urbano acesse a Cobertura Especial RIOTS:
- Cobertura Especial RIOTS [Link]


Magacidades

Recomendamos a leitura da Análise feita pelo US Army sobre as Megacidades. No estudo incluiram Rio de Janeiro e São Paulo.

(Megacities and the United States Army preparing for a complex and uncertain future)


- Megacidades – US Army analisa desigualdade social e o poder do PCC em São Paulo [Link]

- Megacidades: US Army analisa ocupações irregulares e poder paralelo no Rio de Janeiro [Link]