Operação Pinheiral adestra militares para a proteção de estruturas sensíveis em exercício interagências

No período de 16 a 19 de maio, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) realizou a Operação Pinheiral, um exercício com emprego de força oponente figurada, a fim de adestrar as tropas sob sua responsabilidade para atuação em ações subsidiárias e garantia da lei e da ordem.

O exercício consistiu na proteção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) e da Distribuidora de Combustíveis Raízen, em Araucária, que contaram com a proteção de tropas do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB) e do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. As tropas foram submetidas a 21 incidentes controlados, com emprego de força oponente, que propiciaram alto grau de realismo, particularmente as ações de controle e desbloqueio de vias. Vale destacar que o 20º BIB é um dos batalhões que serão empregados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A atividade teve como ponto alto a integração com as agências governamentais no Estado do Paraná, como a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e o SAMU, dentre outras, que se juntaram aos esforços logísticos e operacionais das tropas coordenadas pela AD/5.

O Secretário de Segurança Pública, Dr Wagner Mesquita, o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato, e o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal prestigiaram o evento com palestras, nas quais foi destacada a importância da Operação Pinheiral ao Comandante da AD/5, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, estreitando as relações entre as agências ante a possibilidade de atentados de grande magnitude.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter