Exército realiza exercícios de operação de Garantia da Lei e da Ordem

Está acontecendo em Maceió desde segunda-feira (16) e ocorre até sexta-feira (20) exercícios de curta duração para os pelotões do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BI Mtz) do exército. Os soldados realizam as Operações para Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO) para emprego em situações de grave comprometimento da ordem pública e/ou restrição da ação dos Órgãos de Segurança Pública (OSP) e também visando Garantia da Votação e Apuração (GVA) das Eleições 2016. Os exercícios são realizados durante o horário das 7h até às 16h30.

Outros objetivos são: a sincronização das ações e dos sistemas operacionais; ações de presença do Exército Brasileiro (EB) no Subsetor de Proteção Integrada do 59º BI Mtz, na região metropolitana de Maceió; manter a integração da tropa do Batalhão com os OSP do Estado; dar continuidade a formação do Soldado Recruta instruindo­os na prática de ações operacionais típicas de GLO.

Op GLO

As operações GLO são desenvolvidas para o combate urbano quando existe a necessidade do exército agir no perímetro urbano, geralmente durante eventos de grande porte. Além de eleições, a Constituição Federal garante que militares assumam o controle da segurança pública em casos de greves de policiais militares e no caso de pedido de governadores quando não existem meios suficientes de garantir a segurança. A preparação para eventos como a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro, é um bom exemplo.

O treinamento para ações de combate em ambiente urbano é cada vez mais uma possibilidade pela qual o exército vem se preparando para lidar caso ocorra algum cenário similar a uma guerra dentro das cidades brasileiras.  O tipo de operação é o mesmo realizado na ocupação do Morro do Alemão e em missões de paz como a realizada no Haiti.

O primeiro princípio que norteia a atuação dos militares nesse tipo de operação é a proteção da população.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter