COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Terrestre

09 de Maio, 2014 - 11:35 ( Brasília )

Operação São Francisco II - Militares de Santa Maria partem para a Maré


Lizie Antonello

Cerca de 50 militares do Exército - entre eles, uma mulher - partiram de Santa Maria em direção ao Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira. O efetivo do 4º Batalhão Logístico (4ºBLog) é parte da tropa da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) que irá compor a Força de Pacificação que atuará no complexo da Maré no Rio de Janeiro.

O comboio de 28 viaturas percorrerá dois mil quilômetros até o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, no Rio de Janeiro, onde deve chegar na tarde de domingo e onde a tropa ficará alojada pelos próximos três meses. Entre os militares, estão mecânicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, cozinheiros e seguranças.

Outros 70 militares viajarão na segunda-feira com mais sete viaturas, somando 35 veículos e 120 pessoas do 4º BLog. A missão do destacamento logístico será receber e preparar materiais e equipamentos especializados para toda a tropa.

Ao total a 3ª DE, sediada em Santa Maria, enviará 800 militares para a Maré. A viagem do restante da tropa está prevista para o dia 20 de maio.

Além da participação do efetivo, de Santa Maria também irá a coordenação da Força de Pacificação que será comandada pelo general de Brigada Mauro Sinott Lopes, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, também sediada na cidade.

A Força de Pacificação terá mais dois batalhões do Rio de Janeiro, um batalhão de fuzileiros navais do Rio de Janeiro e um esquadrão de cavalaria mecanizada do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizada sediado em Santa Rosa _ composto por 160 militares divididos em dois pelotões de Santa Rosa e um pelotão de Cascavel, no Paraná, num total de 2,1 mil militares.

A Operação São Francisco 2, como está sendo chamada, substituirá a tropa atual no complexo de favelas e atuará no período de 1º de junho a 31 de julho deste ano.