COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Segurança

09 de Abril, 2014 - 15:33 ( Brasília )

Maré – Tropas do CMS assumem dia 31 Maio


Nota texto atualizado 20H23 - 088ABR14


Especial para o DefesaNet


Em decisão tomada após a assinatura do acordo com as regras para o emprego das Forças Armadas no processo da pacificação do complexo da Maré, no Rio de Janeiro, formalizado no dia (5), pelos Governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro, foram tomadas uma série de providência pelo Ministério da Defesa. O Comando Militar do Sul (CMS), foi acionado para assumir a Força de Pacificação no Complexo da Maré.

Por decisão do Comandante Militar do Sul, General-de-Exército Bolivar Goellner, foi indicado o General-de-Brigada Mauro SINOTT Lopes, atual Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada "Brigada Niederauer". localizada em Santa Maria (RS).

O Gen Bda SINOTT liderará uma Força de Pacificação, com estrutura de Brigada composta de 2.100 homens. A sua estrutura e unidades que participam é a seguinte:
 
A - Origem Santa Maria RS

- Grupo de Comando
- 1 Batalhão de Força de Pacificação

- 1 Destacamento Logístico

Total origem de Santa Maria cerca de 800 homens


B – Rio de Janeiro

- 2 Batalhões de Força de Pacificação origem Exército

- 1 Batalhão do Corpo de Fuzileiros da Armada

C – Santa Rosa (RS) e Cascavel (PR)

- 1 Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec) – Santa Rosa – RS
- 2 Pelotões de Infantaria Mecanizada da 15ª Bda Infantaria Mecanizada – Cascavel - PR (Nota esta Bda está realizando os experimentos doutrinários para a incorporação da Viatura Blindade de Transporte de Pessoal - Média de Rodas Guarani Ver matéria Link

O Gen Bda SINOTT assume no dia 31 de Maio a Area de Responsabilidade do Complexo da Maré, e a estimativa é de permanecerem até o final de Julho de 2014.

A Base Logística do Comando Militar do Sul, está ultimando os planos e preparativos tanto nos recursos necessários para a missão como o deslocamento das tropas, que deverão percorrer em média cerca de 1.000 km de suas unidades até o Rio de Janeiro.

Durante a Operação Arcanjo (Ação no Alemão), também ocorreu a participação de tropas
do CMS.



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 11 DEZ, 19:00

MAIS LIDAS

Especial MOUT