COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Segurança

24 de Maio, 2011 - 09:32 ( Brasília )

Complexo do Alemão: UPP ou GPAE?

Texto de Cesar Maia

Cesar Maia


1. GPAE foi introduzido a partir do ano 2000 em algumas comunidades, começando por Pavão-Pavãozinho. A Polícia Militar ocupava o perímetro de uma favela e, com isso, impedia a disputa das bocas de fumo entre as facções. Como se sabe, parte significativa dos assassinatos ocorre na disputa de espaço pelas facções de traficantes. O GPAE não impedia o tráfico de drogas, mas inibia a disputa de ponto de venda de drogas. Alguns ironizaram, dizendo que era o Comando Azul fazendo a segurança do Comando Vermelho.
 

2. As UPPs -uma etapa superior- ocuparam as favelas sob controle de traficantes, expulsaram os mesmos e devolveram a essas comunidades o estado de direito, mesmo que os traficantes tenham se deslocado para outras comunidades.

 

3. A ocupação do Complexo do Alemão -pela Marinha, Exército e Policias- foi a primeira experiência de UPP em uma comunidade de grande porte com presença matriz do tráfico de drogas. O sucesso foi total. E na ocupação, foi dado tempo para os traficantes fugirem, de forma a proteger as pessoas contra uma chacina.

4. Neste momento -poucos meses depois, segundo policiais e moradores-, o tráfico de drogas retornou ao Complexo do Alemão, movimentando muito mais no comércio de drogas do que comercializava antes. E -segundo aqueles- com muito menor custo, pois não precisam mais comprar fuzis-metralhadoras para seu negócio. Com isso, o lucro do tráfico aumentou.

 

5. Sendo assim, no Complexo do Alemão, o que ocorreu de fato - segundo policiais e moradores- foi a volta do Projeto GPAE. O tráfico fica autorizado a funcionar, e a presença das forças policiais e militares inibe a disputa das bocas de fumo, a guerra entre facções. Fica apenas o monopólio do Comando Vermelho, com maior volume de drogas e maior taxa de lucro. Cabe à polícia e ao exército investigar e conferir e..., agir.

 

DefesaNet

Alemão - Jobim posou de comandante, mas era o tráfico que o vigiava, não o contrário- 17 de Maio, 2011

Alemão: conversas mostram bandidos falando de boca-de-fumo e moradores em clima de terror
- 17 de Maio, 2011



Outras coberturas especiais


ESGE

ESGE

Última atualização 21 OUT, 13:00

MAIS LIDAS

Especial MOUT