BR-UK: Por que um avião militar britânico está estacionado no aeroporto Salgado Filho

 

Rodrigo Lopes

Zero Hora

20 Fevereiro 2020

Um avião militar da força aérea britânica pousou por volta das 11h45min desta quinta-feira (20FEV2020) no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Proveniente da Ilha Ascensão, a aeronave, um Airbus A400 Atlas, conhecido como Atlas C.1 da Royal Air Force (RAF), deve decolar na sexta-feira (21FEV2020) rumo às Malvinas (Falklands, para os britânicos).

Trata-se de uma escala técnica. A Ilha Ascensão está localizada bem no meio do Oceano Atlântico, entre a América do Sul e a África, na linha reta a leste do nordeste brasileiro. O pouso em Porto Alegre serve para reabastecimento da aeronave, antes da retomada do voo até o arquipélago reivindicado pelos argentinos no Atlântico Sul.

Nas imagens obtidas pelo fotógrafo Gabriel Centeno, o Airbus prefixo ZM414 aparece pousando, taxiando na pista e, em seguida, estacionado no Salgado Filho. A aeronave, depois de cumprir missão nas Malvinas, ao fazer o trajeto de retorno, também deve parar em Porto Porto Alegre, no sábado (22FEV2020), com pouso previsto para as 12h10min.

O uso de aeroportos brasileiros por aviões do Reino Unido em 2015 e 2016 foi motivo de mal-estar entre os governos de Brasil e Argentina. Em 2017, um documento do controle de tráfego aéreo do país vizinho veio à tona, identificando seis pousos nos aeroportos de Rio, São Paulo e Porto Alegre entre novembro e dezembro de 2016. Em 2015, foram 12 pousos.

Os aviões teriam como destino as Malvinas, território britânico no Atlântico Sul que a Argentina reivindica como seu e que foi palco de uma guerra em 1982. O uso dos aeroportos por aeronaves britânicas tendo como destino as Malvinas viola, na opinião dos argentinos, acordos entre os dois países latino-americanos nos âmbitos do Mercosul. 

A retomada do uso de aeroportos brasileiros, como comprovam as fotos enviadas à coluna, tem potencial para aprofundar as divergências entre os governos brasileiro e argentino, que ensaiam uma reaproximação após trocas de acusações entre o presidente Jair Bolsonaro e o peronista Alberto Fernández, eleito em 2019. Um encontro entre os dois foi costurado na semana passada e estava previsto para ocorrer durante a posse do presidente eleito do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, em 1º de março. A reunião, entretanto, foi adiada, segundo o argentino, por questões de agenda.

A coluna questionou o Itamaraty sobre o pouso e aguarda posicionamento.

 

Nota DefesaNet

Um ano após a Guerra das Malvinas/Falklands aeronaves da RAF pousam na Base Aérea de Canoas (BACO) atual ALA3.

Index das matérias publicadas na Série Top Secret – Ingleses em Canoas – O uso de Bases Brasileiras para pousos de aviões ingleses em rota para as Malvinas. As negativas diplomáticas e no fim o real objetivo da permissão Brasileira. Inclui matérias do Jornal Zero Hora, revista Veja e outros jornais da época:

1 – Abertura Top Secret – Ingleses em Canoas Link

2 – Exclusivo Zero Hora 24 Junho 1983 – Na Base de Canoas o avião inglês que abastece as Malvnas Link

3 – Top Secret – Brasil tenta a "estória" dos Pousos Técnicos Link

MMMatérias dos jornal Zero Hora dos dia 25 Junho 1983

4 – Top Secret – Ingleses Detonam – Confirmam os pousos Link

MMMatéria do jornal Zero Hora do dia 27 Junho 1983

5 – Top Secret – Ingleses em Canoas – VEJA – EMBRAER dá a Pista

      Matéria de VEJA 29 Junho 1983

Acesse a Cobertura Especial Malvinas / Falklands no banner abaixo

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter