Livro “Nova Metrópole do Brasil: relatório geral de sua localização”, do Marechal José Pessoa, é relançado

No dia 8 de outubro, a Biblioteca do Exército (BIBLIEx) realizou, no auditório do Departamento de Educação e Cultura (DECEx), o relançamento do Livro “Nova Metrópole do Brasil: relatório geral de sua localização”, do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. A obra teve sua primeira edição em 1958, pela imprensa do Exército, e possui o relato de localização geral da nova capital do país e os fatos vivenciados na época dessa transição.

O intuito do relançamento é preservar o conteúdo original do autor, por esse motivo optou-se por uma edição em fac-símile. Esse livro é o reconhecimento oficial das contribuições do Marechal José Pessoa na escolha da localização e construção de Brasília (DF), no contexto do Projeto Vera Cruz.

O livro é embasado pelo contexto histórico narrado pelo Marechal, ilustrando a nova capital, e o Distrito Federal, como nova metrópole. A ideia desse projeto tem referência desde o século XVIII, quando o Marquês de Pombal manifestava a provável migração da capital do Brasil para o interior do país.

Durante a cerimônia de relançamento, ocorreu a entrega do quadro da artista plástica Nancy Cury ao DECEx, como forma de homenagem ao Marechal José Pessoa, militar que esteve à frente do seu tempo.

O descerramento da obra artística foi realizado pelo General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do DECEx, e pelo General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. O evento também contou com a presença de outras autoridades civis e militares.

Relançamento na capital do Brasil

O relançamento da obra também ocorreu em Brasília, no dia 10 de outubro. A cerimônia, prestigiada por autoridades civis e militares, a exemplo do Presidente da FHE/POUPEX, General de Exército Araken de Albuquerque, foi realizada no Quartel-General do Exército, e presidida pelo General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, Comandante Logístico.

O livro do Marechal José Pessoa e outros títulos podem ser adquiridos acessando o site da BIBLIEx ou diretamente nas seguintes livrarias da Biblioteca do Exército: Quartel-General do Exército (Brasília), Palácio Duque de Caxias (Rio de Janeiro), Comando Militar do Sudeste (São Paulo), Museu do Comando Militar do Sul (Porto Alegre) e posto de venda do Museu da FEB (Curitiba).

Acesse o site da BIBLIEx aqui.

Fonte: DECEx e CCOMSEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter