COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

24 de Outubro, 2012 - 10:22 ( Brasília )

16º Aniversário de Criação do C I Bld


No dia 10 de outubro de 2012, o Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” realizou solenidade militar em comemoração ao seu 16º Aniversário de criação.

A cerimônia contou com a presença do Comandante da 3ª Divisão de Exército, General-de-Divisão Sergio Westphalen Etchegoyen, do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General-de-Brigada Glaucio Lucas Alves, autoridades civis e militares.


O Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) General Walter Pires, localizado atualmente na cidade de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul,  é uma das mais recentes organizações militares do Exército Brasileiro.

Em consonância à reestruturação das tropas blindadas que tiveram uma maior concentração na região sul do Brasil, o CI Bld teve sua sede alterada no ano de 2003, da cidade do Rio de Janeiro - RJ, para a cidade de Santa Maria-RS, sendo a transferênciafísica concluída em 2004. Suas instalações, a exemplo da antiga sede, localizam-se próximo ao Campo de Instrução de Santa Maria (CISM-RS), vindo a solucionar a questão de proximidade a centros urbanos como ocorria no Rio de Janeiro.
 
Além dessa vantagem, o campo de instrução oferece excelentes condições para o desenvolvimento das instruções, que por essência são eminentemente práticas, tornando-o mais próximo possível da realidade.
 
Visando o melhor aproveitamento no processo de ensino aprendizagem, o CI Bld conta com uma Seção de ensino à distância, seção de ensino assistido por computador, seção de simuladores, biblioteca, salas de aula com modernos meios auxiliares, utilizando ainda, no Campo de Instrução de Santa Maria, um alvo móvel para realização de tiro com redutores de calibre e no Campo de Instrução do Barro Vermelho, do 4º RCC em Rosário do Sul, um moderno polígono de tiro.