Os planos do investimento da KMW em Santa Maria

Santa Maria vai ganhar, no ano que vem, um centro de manutenção e futura fabricação de blindados. A pedra fundamental da sede da empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) no Brasil foi lançada na terça-feira, com a promessa de conclusão das obras até o final de abril de 2013. Os diretores da KMW anunciaram novidades, como a contratação de mais funcionários e o planejamento de expansão da unidade brasileira até 2014.

– Estamos falando sério, queremos ficar aqui – disse o presidente mundial da KMW, Frank Haun, em mensagem enviada por escrito e lida pelo administrador legal da KMW do Brasil, Sönke Böge, na cerimônia realizada ontem.

Segundo os diretores da empresa, há diversos motivos para que a primeira fábrica da KMW totalmente construída fora do território alemão viesse para Santa Maria. Uma das marcas da empresa é valorizar a mão de obra altamente qualificada, por isso, pesou na escolha a presença de universidades e escolas técnicas com formação focada em tecnologia.

Outro fator foi a indicação das Forças Armadas, que compraram 220 blindados Leopard 1A5 da Alemanha, que precisam de manutenção. Os veículos estão sendo usados em unidades militares em duas cidades no Paraná, em Santa Maria e em Rosário do Sul.

_ O ambiente receptivo de Santa Maria não pôde ser ignorado. Temos planos de, nos próximos anos, desenvolver uma nova família de veículos militares para serem produzidos no Brasil _ disse o diretor geral da KMW do Brasil, Christian Böge.

Christian afirmou ainda que o número de funcionários deve subir de 10 para 30 até dezembro e, quando as instalações ficarem prontas, as contratações serão aceleradas. Ele não divulgou o total de postos de trabalho a serem abertos em 2013, mas a previsão é que até 2017 a unidade empregue de 200 a 500 pessoas. Como parte do treinamento, os empregados recebem cursos de alemão e inglês e estágios na Alemanha. O gerente de projetos, Alexandre Zimmermann, disse que em dezembro deve começar a terraplanagem nos 18 hectares que ficam à margem da BR-287, em direção a São Pedro do Sul.
 

DefesaNet

KMW – Discurso de Christian Böge Diretor-Geral Brasil Link

KMW – Discurso do CEO Frank Haun Link

Os planos do investimento da KMW em Santa Maria Link

KMW lança a pedra fundamental da fábrica de Santa Maria Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter