COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

28 de Maio, 2012 - 12:13 ( Brasília )

CMS promove seminário interno para discussão sobre a nova viatura a ser adotada pelos RCB


Ricardo Fan

O Comando Militar do Sul estará promovendo, de 18 a 22 de junho, na cidade de Santa Maria, um seminário interno para discussão sobre a nova viatura a ser adotada pelos Regimentos de Cavalaria Blindado - RCB.

O objetivo do seminário é discutir sobre as características táticas que está viatura deve possuir para fazer frente às missões operacionais táticas  deste regimento, orgânico das Brigadas de Cavalaria Blindada. 

O Brasil atualmente possui quatro brigadas de cavalaria blindada, cada uma delas com um RCB.

Até o momento, o Comando do Exército optou que os RCB serão dotados, provisoriamente, dos Leopard 1A1 Belgas, até a adoção do novo veículo.

Entretanto, este carros perderam muitas de suas capacidades, como a estabilização do canhão, além dos diversos problemas logísticos para torná-los operativos. O Comando do Exército, como solução paliativa, pretende investir cerca de 2 milhões  de Reais na sua recuperação. 
 
Estuda-se a possibilidade de adoção de um carro médio. As dúvidas pairam sobre o tipo de chassi (roda, lagarta) e o calibre do canhão.  

O seminário pretende, por meio da visualização dos problemas táticos do RCB chegar a uma resposta e traçar os primeiros passos para a aquisição das viaturas.

Está prevista a participação de especialistas de diversas empresas nacionais e internacionais no evento.