Blindados de Artilharia adquiridos dos EUA são apresentados no Rio Grande do Sul

No dia 22 de Novembro, no “Coração do Rio Grande”, foi possível ver em ação parte das 32 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR 155 mm, recentemente adquiridas pelo Exército Brasileiro, de fabricação norte-americana e modernizadas pela empresa BAE Systems.

Os carros de combate M109 A5+ BR foram adquiridos do governo dos Estados Unidos da América e fazem parte do projeto de transformação e modernização da Artilharia de Campanha do Brasil, elevando a capacidade operacional do Apoio de Fogo da Força Terrestre.

Os 32 obuseiros estão concentrados em Santa Maria desde a sua chegada no Brasil (7 de outubro, no Porto do Rio Grande-RS), e após ser realizado o treinamento dos militares que operarão o material, os veículos serão destribuidos a suas organizações militares de destino. A solenidade militar iniciou às 9 horas, no Campo de Parada, em frente ao 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB).

 

Fizeram-se presentes, o General de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante do Militar do Sul, o Dr. José Barroso Filho, Ministro do Superior Tribunal Militar, o General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), o General de Divisão Riyuzo Ikeda, Comandante da 3ª Região Militar, o Sr. Jorge Pozzobon, Prefeito de Santa Maria, o General de Brigada Amadeu Martins Marto, Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, e demais autoridades civís e militares.

Para finalizar a atividade, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), foi realizada a demonstração de tiro real desse novo obuseiro, de 25 toneladas e motor de 440 HP, que mostrou sua capacidade de engajar alvos até o alcance máximo de 30 Km, realizando tiro indireto.

 

Esse carro de combate possui sistema de navegação inercial e cadência máxima de quatro tiros por minuto. O Obuseiro Autopropulsado M109 A5+ BR equipará o 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado (3º GAC AP), da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld).

A aquisição desse Material de Emprego Militar amplia a capacidade da nossa Artilharia, tendo em vista que o produto foi modernizado com base nas necessidades do Exército Brasileiro.

O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo, em mais de 80% em relação aos modelos anteriores.

O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado.

O tiro de demonstração marcou importante etapa no processo de modernização da Artilharia de Campanha, bem como apresentou a grande capacidade logística e operacional da 3ª DE, por meio da preparação e emprego das novas viaturas blindadas.

 

Fotos: Sd Marques / 3ª DE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter