Primeiro tiro real da nova viatura blindada de combate, recém-chegada em solo brasileiro

Na manhã de 18 de novembro, foi realizado o primeiro tiro real da nova Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5 + BR, recém-chegada em solo brasileiro. A atividade foi conduzida pelo Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), com uma guarnição do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet (3º GAC AP), e contou com apoio de integrantes da empresa BAE Systems, responsáveis pela adequação e a avaliação técnica do funcionamento dos novos obuseiros do Exército Brasileiro.

Todos os 32 blindados recebidos recentemente pelo Exército Brasileiro passarão pelos testes, para serem observadas in loco possíveis falhas ou problemas do material antes de serem distribuidos ao Regimento Mallet e ao Grupo Salomão da Rocha, organizações militares que irão receber o novo material.

Os carros de combate adquiridos do Governo dos Estados Unidos da América e modernizados pela Empresa BAE System fazem parte do projeto de modernização da Artilharia de Campanha do Brasil. A aquisição amplia a capacidade da Artilharia brasileira, tendo em vista que o produto foi modernizado com base nas necessidades do Exército Brasileiro. O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão de tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores.

Fotos: Luciano Souza

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter