Autoridades do Judiciário conhecem a capacidade do Exército em polo de excelência da Força Terrestre

Com a finalidade de incrementar a relação do Exército com os Poderes Constituídos, a Guarnição de Santa Maria recebeu, no dia 8 de junho, integrantes do Poder Judiciário, incluindo o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Desembargador Federal Thompson Flores. A comitiva visitou o Centro de Instrução de Blindados e o Centro de Adestramento – Sul (CA-SUL), que formam um dos polos de excelência da Força Terrestre e que materializa um “salto para o futuro” da Instituição.

A visita iniciou no CA-SUL, que tem como missão, contribuir no adestramento de tropas de qualquer natureza, preferencialmente blindadas e mecanizadas, para as Operações de Amplo Espectro, por meio da imitação do combate, com ênfase na utilização de meios de simulação.

No CA-Sul, os visitantes participaram de uma palestra do Comandante Interino da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Brigada Giovany Carrião de Freitas, que destacou os pontos fortes da “Divisão Encouraçada”: os blindados, a simulação de combate e comando e controle.

 
 

Em suas palavras, o General Carrião afirmou que “é com enorme satisfação que o Comando da 3ª DE recebe a todos e, particularmente, desfruta do prestígio de vossas visitas para mostrar um lado pouco conhecido da atividade militar, isto é, como conduzimos nosso adestramento e parte do preparo intelectual voltado para operações”.

No mesmo local, a comitiva assistiu a uma apresentação sobre a importância do CA-Sul, com destaque aos benefícios da simulação, dentre os quais, a economia de recursos, a diminuição de acidentes e incidentes e a eficácia no adestramento. Na sequência, as autoridades foram conhecer o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF),o Posto de Observação e a Linha de Tiro.

Posteriormente, realizaram um deslocamento motorizado, utilizando a viatura blindada de transporte de pessoal Guarani, que faz parte dos Programas Estratégicos do Exército, até o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld). Esse estabelecimento de ensino tem por missão especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados e no emprego tático de frações de mesma natureza até o nível Subunidade.

 
 

Durante a visita o Comandante do CI Bld destacou a importância do Centro como um núcleo de especialistas e vetor de cooperação militar. Após a palestra, os visitantes conheceram as Seções de Manutenção, de Operações em Blindados e de Simuladores, assim como o Museu Histórico de Blindados.

Na visita também estiveram no casarão centenário, existente na sede do Campo de Instrução de Santa Maria, que era o solar da Fazenda Jurista Carlos Maximiliano, do Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, adquirido pelo Exército Brasileiro na década de 1960. Participando da Comitiva estavam alguns descendentes do Ex-Ministro, o Dr Fernando Maximiliano Neto, bisneto; a Dra Daniela Maciel Maximiliano, trineta; e a Dra Fernanda Maximiliano Nava Orias, bisneta.

“O que eu posso dizer é a opinião de toda a comitiva: nós estamos encantados! É um polo de excelência, e o trabalho que o Exército tem feito aqui é admirável! É o que há de melhor dos blindados, e eu, como gosto muito de história militar, fiquei encantado com o que aqui assisti, pelo profissionalismo dos senhores, parabéns!”, foram as palavras finais do Desembargador Federal Thompson Flores, Presidente do TRF 4.

Fotos: Sd Henckes – 3ª DE / CMS – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter