Mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército celebrou o nascimento de Osorio

Tramandaí (RS) – A manhã desse último sábado levou mais de 20 mil pessoas à Festa Nacional da Cavalaria, que celebrou, em âmbito nacional, a data que marca o nascimento do Patrono da Arma.

O Marechal Manoel Luis Osorio nasceu em 10 de maio de 1808, na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje está situado o parque em que ocorreu as comemorações, na cidade de Tramandaí, Rio Grande do Sul.

Durante os festejos, cavalarianos realizaram uma encenação que relatou os principais momentos da vida do Marechal Osorio, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais emocionantes foi a tradicional "Carga de Cavalaria", quando, em meio a explosões, cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzaram a galope o cenário da apresentação.

A visão do passado, retratado pela tropa hipomóvel com uniformes históricos, junto com as viaturas, blindados e aeronaves que representam o presente e o futuro do Exército, lembram a bravura, a coragem e o patriotismo do soldado brasileiro, resultando em campanhas sempre vitoriosas na História do Brasil.

Valores e princípios como a honra e o civismo, cultivados nos quartéis, se traduzem em uma das mensagens deixadas pelo Marechal Osório, que vale para os dias atuais: “Para comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever”.

Após a carga, as autoridades e convidados, juntamente com a trineta de Osorio, a Senhora Stella Francisca Osorio Bertaso, fizeram uma homenagem ao Patrono da Cavalaria no Mausoléu do Parque Histórico, onde repousam os restos mortais do Marechal.

O público pôde assistir, ainda, a demonstrações do Pelotão de Cavalaria Mecanizado, do Pelotão de Fuzileiros Blindado e do Pelotão de Carros de Combate. Ocorreu, também, uma demonstração em conjunto com militares do 4º Regimento de Polícia Montada, Regimento Bento Gonçalves.

O evento contou com três aeronaves do Comando de Aviação do Exército. A Festa Nacional da Cavalaria foi coordenada pelo Comando Militar do Sul e executado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, Regimento Osorio, de Porto Alegre, a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, e contou com a presença do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto; do Comandante do Exército Uruguaio, General Manini Rios; de uma delegação de militares do Exército Uruguaio, além de várias autoridades civis e militares. Estiveram envolvidos na celebração mais de 500 militares, 154 cavalos, 45 viaturas (dentre jipes, blindados e mecanizados) e três aeronaves.

Fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: CMS e 3º RCG

Leia também:

 

Festa Nacional da Cavalaria 2018 [Link]

Canção da Cavalaria

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter