Exército finaliza a recuperação do primeiro lote de Viaturas Blindadas Especiais Posto de Comando

Dentro das prioridades definidas no Programa Estratégico Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), Organização Militar de referência do Exército Brasileiro em manutenção e modernização de viaturas blindadas da “Série M”, finalizou, no mês de outubro do corrente ano, a recuperação de quatro Viaturas Blindadas Especiais Posto de Comando (VBE PC) M577A2, de um total de 34 recebidas em 2016, e provenientes do programa Excess Defense Articles (EDA) do Governo dos Estados Unidos da América.

O processo de recuperação, composto por várias fases, iniciou-se com o recebimento das viaturas, via Porto de Paranaguá (PR), e o transporte até o Pq R Mnt/5, passando pela vistoria das VBE PC M577A2 com a elaboração do correspondente Termo de Recebimento e Exame de Material (TREM).

 

Nessa etapa, foi conduzido um intenso estudo técnico dos componentes e acessórios, subsidiando a posterior pesquisa de mercado com a finalidade de identificar no comércio nacional componentes para a viatura, mitigando a dependência de itens fabricados no país de origem.

Foram manutenidos todos os sistemas da viatura, com destaque para a substituição e padronização do sistema gerador movido a gasolina por um a diesel, de 6,5 kVA (potência nominal), com as adaptações necessárias para o seu funcionamento, tanto acoplado diretamente na VBE PC, quanto operado à distância. Foi realizada, ainda, a recuperação do toldo extensível localizado à retaguarda da viatura.

A viatura M577 possui capacidades técnicas singulares, as quais possibilitam o seu emprego não apenas como PC, mas também como Viatura Ambulância ou Viatura Central de Tiro.

Destacam-se, entre outras, as seguintes características: sistema de carregamento de bateria com fonte chaveada; possibilidade de alimentação de rede elétrica bifásica (110/220V); sistema de recompletamento do reservatório de combustível do gerador por meio do reservatório da viatura; disponibilidade de seis tomadas, sendo quatro 110V e duas 220V; capacidade de operação do gerador à distância de até 50m da viatura, com o emprego de cabo extensível; e sistema de ligação à rede elétrica predial local, dispensando o uso do gerador.

Tais características permitem a alimentação de diversos sistemas, como uma rede rádio e/ou rede lógica e, eventualmente, equipamentos médicos.

 

-x-

  Artigos relacionados:

BAE Systems entrega o 250º M113 modernizado para o Exército Brasileiro [Link]

PqRMnt/5 – Teste de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal M113BR [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter