Exército desencadeia Operação Punhos de Aço

A 6ª Brigada de Infantaria Blindada, “Brigada Niederauer”, realizará, no período de 2 a 6 de outubro, na Guarnição de Rosário do Sul, no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB) a OPERAÇÃO PUNHOS DE AÇO 2017, que caracteriza o adestramento anual da Brigada.

Esta Operação tem como objetivo geral integrar as funções de combate da Brigada Niederauer, por meio de integração adestramento das Forças Tarefa (FT), envolvendo Manobra, Comando e Controle, Fogos, Proteção, Logística, Engenharia e Inteligência.

Serão utilizados neste exercício, equipamentos de Simulação de Engajamento Tático – (DSET), que simulam, por meio de feixes laser, a trajetória balística da munição e o acerto do impacto, permitindo o engajamento de alvos estacionários ou em movimento, assim como o duelo entre blindados.

O início da preparação das Forças-Tarefa (FT), acontece no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) na Seção de Simulação, empregando o Software de Simulação “Steel Beasts”, permitindo a condução e o adestramento da tropa com a integração das funções de combate que são mobilizados em um emprego real.

Serão empregados no exercício em torno de 1056 militares e 315 viaturas, sendo deste total 108 blindados, na execução de operações ofensivas de ataque coordenado, aproveitamento do êxito e transposição de curso d'água, com destaque para um ataque noturno, com emprego de modernos meios de observação de direção de tiro.

O exercício contará ainda com o apoio da Força Aérea, visando ao adestramento de defesa anti-aérea , com destaque para o emprego de Viaturas Blindadas de Defesa Anti-Aérea Gepard.

Os trabalhos ocorrem sob a coordenação da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e visam a preparação e o adestramento das Unidades que compõem a Brigada Niederauer.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter