Manutenção preventiva gera economia de recursos

Ampliar a vida útil do canhão 105 milímetros da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) Leopard 1 A5 BR e dar melhor precisão aos tiros, provendo, também, maior segurança aos operadores. Com essa ideia em mente, militares do 5º Batalhão Logístico (5º B Log) especializados na manutenção de canhões apoiaram o 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), “Regimento Tenente Ary Rauen”, entre os dias 10 e 14 de julho de 2017.

A manutenção presentiva se deu com o uso do Boroscópio Kappa, de origem alemã, que possui um kit específico para o carro de combate Leopard 1 A5 BR e seu canhão. Com ele, é possível visualizar e registrar o interior dos tubos do armamento com câmera de alta definição. O aparelho permite avaliar detalhadamente possíveis fissuras no interior dos tubos e diagnosticar defeitos antes que eles se tornem um risco à segurança do pessoal e do material. Essa manutenção preventiva representa, também, uma grande economia de recursos.

Os tiros do Leopard 1 A5 BR causam, naturalmente, desgaste nos tubos. A crescente modernização e o uso de munições mais potentes e com maior alcance submetem o equipamento a pressões cada vez maiores, o que torna extremamente importante esse tipo de prevenção.
 

Artigo relacionado:  

Projeto Fonte de Alimentação Externa para Leopard 1A5 [Link]

Projeto que traz economia milionária ao Exercito é desenvolvida no 5º RCC


Fotos:5º RCC / CMS – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter