COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

16 de Maio, 2017 - 11:20 ( Brasília )

1º RCGd celebra evolução da Cavalaria no Exército


A evolução da Arma de Cavalaria no Exército Brasileiro foi apresentada durante as comemorações do Dia da Cavalaria e do aniversário de 209 anos do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCGd). No dia 12 de maio, os Dragões da Independência realizaram diversas demonstrações a cavalo e mostras de equipamentos empregados pelos militares da Arma. Ainda foi montada uma exposição sobre os diferentes armamentos, uniformes e condições de combate dos militares ao longo da história.

A apresentação começou com homenagens ao Patrono da Cavalaria, Marechal Osorio, que esteve representado por sua trineta, a Senhora Estela Osorio.



Em seguida, militares do 1º RCGd demonstraram o volteio, modalidade na qual são feitas acrobacias sobre os cavalos em movimento. Alunos do Colégio Militar de Brasília participaram de saltos a cavalo, simbolizando a integração entre a Cavalaria do presente e a do futuro.

O 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado esteve presente com viaturas, como a Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Guarani, e equipamentos de Comando e Controle utilizados nas operações da atualidade.



A noite foi encerrada com a apresentação da tropa de choque hipomóvel e com o tradicional carrossel, uma apresentação de ordem unida a cavalo, na qual são formadas diversas figuras pelos cavaleiros, em crescente grau de dificuldade. Este ano, foi a primeira vez que mulheres integraram a equipe de demonstração.

Carrossel é apresentado desde 1938

O 1º RCGd foi criado em 13 de maio de 1808 por D. João VI, com a denominação de 1º Regimento de Cavalaria do Exército. Em 1968, o Regimento teve sua sede transferida do Rio de Janeiro para Brasília (DF).

A apresentação do carrossel é feita todos os anos pelo Regimento, desde 1938, tradição que marcou a história da Unidade. Com complexos movimentos, o carrossel é uma forma de avaliar o grau de adestramento dos cavalos e dos cavaleiros.


Fotos: Agência Verde-Oliva  / EB


VEJA MAIS