COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

01 de Setembro, 2016 - 10:00 ( Brasília )

1º RCC - Visita do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada


No dia 29 de agosto de 2016, o 1º Regimento de Carros de Combate “Regimento Vanguardeiro”,  recebeu a primeira visita do novo Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, O Exmo Sr General de Brigada Giovany Carrião de Freitas.

O evento constou de recepção pelo Cel Fabiano Espínola Araújo, Comandante do Regimento Vanguardeiro, apresentação dos oficiais da OM, palestra ministrada pelo Gen Carrião aos Oficiais, Subtenentes e Sargentos. Na sequência, o Comandante da Brigada percorreu um itinerário de visita às principais instalações do Regimento, encerrando com um almoço.

6ª Bda Inf Bld - 1ª Reunião de Comando 2016

No dia 22 de agosto, o aquartelamento da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (COP – Centro de Operações) sediou a 1ª Reunião de Comando do ano de 2016. Na ocasião o Gen Bda Giovany Carrião de Freitas, Cmt da 6ª Brigada de Infantaria Blindada - Brigada Niederauer, transmitiu orientações e tomou ciência das peculiaridades das Organizações Militares Orgânicas (OMO).

Participaram da referida reunião comandantes de OM e oficiais do Estado-Maior da 6ª Bda Inf Bld.

História da 6ª Brigada de Infantaria Blindada

A origem da 6ª Bda Inf Bld remonta ao dia 29 de janeiro de 1949, com a criação da 6ª Divisão de Infantaria (6ª DI), sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em 12 de dezembro de 1952, o Subcomando da 6ª DI foi transformado em Comando da Infantaria Divisionária da 6ª DI (Cmdo ID/6), sediado, também, na capital gaúcha. Seu primeiro Comandante foi o Gen Bda MÁRIO PERDIGÃO.

Em 22 de dezembro de 1971, foi criada a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, por transformação da ID/6, com a transferência de sede para a cidade de SANTA MARIA – RS

Em 1° de janeiro de 1972, o Quartel General da Bda foi instalado em um pavilhão do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3° GAC AP), no bairro Santa-mariense de Passo da Areia. O primeiro Comandante da Grande Unidade foi o Gen Bda HEITOR FURTADO ARNIZAUT DE MATTOS.

Em 22 de dezembro de 1987, após sucessivas modificações na sua Ordem de Batalha, construção de novos aquartelamentos e rearticulação de Unidades na cidade de SANTA MARIA, a Brigada transferiu o seu Quartel General para a quase centenária edificação da Avenida Borges de Medeiros n° 1515, até então servindo de parada ao 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB), sucessor do tradicional 7° Regimento de Infantaria (7° RI).