General Mayer e General Sinott despedem-se do Centro de Instrução de Blindados

General Mayer, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, despede-se do Centro de Instrução de Blindados

No dia 27 de março do corrente, o Excelentíssimo Senhor General-de-Exército Sinclair James Mayer, Chefe do DCT, realizou visita técnica ao CI Bld, com a finalidade de verificar o andamento dos projetos daquele Órgão de Direção Setorial (ODS) que contam com a participação do Centro General Walter Pires. O General Mayer aproveitou, também, para se despedir dos integrantes da OM, uma vez que passará para a reserva no próximo mês de maio. O Chefe do DCT veio à guarnição federal de Santa Maria com este único propósito.

A visita teve início com a apresentação de oficiais, oportunidade em que o Gen Mayer destacou o trabalho realizado pelo CI Bld; em seguida o Comandante do Centro apresentou as atividades em andamento e os projetos futuros, em uma palestra de cinquenta minuto e, em seguida, seguiu para o Parque de Simulação.

O Gen Mayer pode verificar o andamento das obras do Projeto Estratégico do Exército (PEE) Guarani, previstas para serem entregues em outubro; assistiu a uma demonstração do equipamento Life Fire Monitoring Equipment (LFME), adquirido pelo DCT, cuja finalidade é monitorar todas as atividades que envolvem o tiro do Carro de Combate Leopard 1A5; recebeu detalhes a respeito do projeto de modernização do Dispositivo de Simulação e Engajamento Tático (DSET), realizado pela Universidade Federal de Santa Maria; assistiu a uma demonstração da Tecnologia da Informação e Computadores (TIC), utilizada em cursos do Centro, por meio do uso de tablet; e pode ver o funcionamento do Gerenciador do Campo de Batalha (GCB) instalado na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Média de Rodas (MR) 6X6 Guarani.

A trajetória militar recente do Gen Mayer se confunde com as ondas de transformação pela qual passou o Centro, em um primeiro momento com a implantação do Projeto Leopard, a partir de 2009, conduzido pelo então Gen Div Mayer, Diretor de Material do Comando Logístico; e, mais recentemente, o PEE Guarani com o desenvolvimento da VBTP e da Viatura Blindada de Reconhecimento 8X8.

Acompanhou a visita o Exmo Senhor General-de-Divisão José Carlos Cardoso, Comandante da 3ª Divisão de Exército, Divisão Encouraçada.
 

Despedida do General Sinott no Centro De Instrução de Blindados

No dia 18 de março, o Excelentíssimo Senhor General-de-Brigada Mauro Sinott Lopes, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, despediu-se dos integrantes do Centro General Walter Pires, em virtude da sua designação como futuro Comandante de Operações Especiais.

O Gen Sinott esteve à frente do CI Bld de 20 de janeiro de 2006 a 16 de janeiro de 2009, sendo o segundo Comandante após a mudança de sede do Rio de Janeiro para Santa Maria. Nesse período, o Centro iniciou os estágios táticos para a Cavalaria Mecanizada, assessorou os escalões superiores sobre a modernização da frota Leopard e consequente aquisição do Leopard 1 A5 BR e demais viaturas da família, iniciou o planejamento para a implantação do atual parque de simuladores e recebeu os primeiros alunos de Nações Amigas.

Na oportunidade da despedida, foi inaugurada uma placa alusiva à comemoração dos dez anos de mudança do Centro para Santa Maria. Em 2004, o efetivo da OM que iniciou as atividades perfazia um total de 17 militares. Já em 2004, ultrapassava a casa dos 200, atestando a importância que o Exército Brasileiro atribui à capacitação dos recursos humanos que trabalham com o nobre meio blindado.

Ao fazer uso da palavra, o General Sinott relembrou momentos marcantes daquele período, destacou o novo momento do Centro General Walter Pires e concitou todos a não se contentarem com o já conquistado e continuar a ser Boinas Pretas Superando Desafios, como diz a letra da nossa canção.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter