COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

19 de Fevereiro, 2015 - 05:00 ( Brasília )

Visita do novo Comandante da 3ª DE ao CIBld


No dia 10 de fevereiro, o Excelentíssimo Senhor General-de-Divisão José Carlos Cardoso, Comandante da 3ª Divisão de Exército – Divisão Encouraçada, visitou o Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, primeira organização visita pelo novo Comandante, ocasião em que conheceu as peculiaridades da OM.

Acompanhado pelo Exmo Sr Sinott, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada – Brigada Niedereauer e de oficiais do seu Estado-Maior, o Gen Cardoso foi recebido pela Guarda de Honra do 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado – Regimento Mallet e em seguinda passou a visita propriamente dita.

Após a apresentação de oficiais, o novo Comandante da Divisão Encouraçada conheceu o parque de simulação, as obras de expansão do Centro (Pavilhão Guarani) e Pavilhão de Ensino de Manutenção.

Ao final da visita, foi destacado pelo Comandante do CI Bld, TC Alex, que para que o Centro continue e a cumprir a sua missão, três condições são importantes: pessoal habilitado, instalações adequadas e meios auxiliares de instrução disponíveis.

General-de-Divisão Cardoso é o novo comandante da Divisão Encouraçada

A cerimônia de transmissão do cargo de comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), do General-de-Divisão Geraldo Antonio Miotto para o General-de-Divisão José Carlos Cardoso ocorreu na sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015, no quartel do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado “Regimento Mallet”.

O novo comandante, General-de-Divisão José Carlos Cardoso se encontrava servindo na Escola Superior de Guerra e agora terá a função de comandar um efetivo aproximado de 20 mil homens e mulheres que integram a Divisão Encouraçada. O General Cardoso é paulista e ingressou no Exército, em 1973, como aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas/SP).

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento e de altos estudos militares, possui os cursos de paraquedista e de observador aéreo.

O General Cardoso coordenou as missões de assistência à remoção de Minas na Nicárágua, Equador, Peru e Colômbia. É casado com Senhora Yara e tem três filhos.