CIBld – Visita do Comandante do Comando Militar do Sul

No dia 31 de julho, esteve no Centro de Instrução de Blindados, o Excelentíssimo senhor General-de-Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, Comandante Militar do Sul, como parte da sua visita oficial à Guarnição Federal de Santa Maria.

O General-de-Exército Mourão já havia visitado o CI Bld em 2013, sob a ótica do Sistema de Educação e Cultura do Exército, na condição de Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Nesta visita, busco-se mostrar os produtos do Centro para o aumento da operacionalidade da tropa, em particular as obras que permitirão ampliar o efetivo atendido nos cursos, nos estágios e nos Pedidos de Cooperação de Instrução além do emprego de simuladores.

A respeito de simuladores, foi destacada a filosofia empregada pelo Centro que privilegia o alinhamento entre o conhecimento dos cursos e estágios com a sua aplicação nos períodos de instrução e que coloca lado a lado a utilização dos equipamentos de simulação existentes no estabelecimento de ensino com o disponível na tropa.

Este paradigma, hoje praticado com o Leopard 1A5 BR, precisa ser adotado para a VBTP MR Gauarani, pois ambos serão as plataformas de combate mais modernas da frota blindada brasileira e os recursos humanos especilaizados para a sua operação deverão possuir a mesma qualidade.

Exercício de Adestramento Tático em Simulação Virtual (EATSV)

A visita permitiu, ainda, que o Comandante Militar do Sul acompanhasse o Exercício de Adestramento Tático em Simulação Virtual (EATSV) realizado pelo 4º Regimento de Cavalaria Blindado, de São Luiz Gonzaga.

O exercício permite às unidades blindadas e mecanizadas conduzir o adestramento de uma subunidade com a integração das Funções de Combate, que são mobilizadas em um emprego real. Todo o planejamento tático, avaliação e identificação das oportunidades de melhoria é conduzido pela própria OM com base no resultado dos engajamentos realizados no Steel Beasts.

O software Steel Beasts está classificado como Simulação Virtual, tipo de simulação na qual são envolvidos agentes reais (militares), operando sistemas simulados ou gerados em computador.

O software permite substituir sistemas de armas, veículos, aeronaves e outros equipamentos, cuja operação exige elevado grau de adestramento; disponibilidade de recurosos financeiros; combustível e munição de grande monta. Pelo fato de permitir a integração de um ambiente virtual comum, o Steel Beasts é excelente para o adestramento tático das frações.

Até o final deste ano, passarão pelo CI Bld mais dez unidades oriundas de brigadas blindadas e mecanizadas, que realizarão o EATSV.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter