COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

10 de Junho, 2014 - 09:55 ( Brasília )

Exército Brasileiro recebe carregamento de munições para Viatura Blindada Gepard 1A2


O Exército Brasileiro adquiriu aproximadamente 540.000 tiros para a viatura blindada de combate antiaérea Gepard 1A2. Equipado com dois canhões antiaéreos de 35 milímetros, dotado de elevada cadência de tiro e alcance de 5,5 quilômetros, o Gepard faz parte do Projeto Estratégico de Defesa Antiaérea.

Importada da Alemanha, a munição chegou ao Brasil pelo porto do Rio de Janeiro no dia 2 de junho, em 187 contêineres. Com distribuição gerenciada pela Base de Apoio Logístico do Exército, os contêineres seguiram, logo após o desembarque, para três organizações militares nas cidades de Paracambi (RJ), Palmeira (PR) e Itaara (RS).

À medida da necessidade e com o controle do Comando Logístico do Exército, a munição será distribuída às Unidades de Artilharia dotadas com o Gepard.

A compra da munição é uma atividade complementar ao contrato de aquisição das viaturas Gepard 1A2 e possibilitará o treinamento dos militares das Unidades de Artilharia Antiaérea e a defesa de pontos estratégicos do País.

Artigos relacionados:


- O GEPARD 1A2 - Viaturas Blindadas de Combate Antiaérea GEPARD1 A2 inicia operação no Exército Brasileiro como parte do Projeto Estratégico Defesa Antiaérea (link)

- DEFESA ANTIAÉREA - situação atual do Projeto (link)

- Exército testará Gepard para Copa das Confederações no Rio - Brasil comprou 34 veículos e pagou o equivalente a R$ 79 milhões Equipamento já foi usado em operações no Atlântico Norte. (link)

 

DNTV - Recomendamos estes vídeos do DNTV.

- Tiro Real do Material Antiaéreo - Gepard1A2 (link)

 

O Tenente Picardo da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6BiaAAAeAP), mostrou o veículo em um “walk around”, ressaltando que o mesmo estava sendo preparando e limpo  para o desfile de 7 de Setembro. (Ver Vídeo abaixo)