COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

28 de Fevereiro, 2014 - 09:30 ( Brasília )

1ª Reunião de coordenação do exercício de simulação com simuladores integrados


Ocorreu, no período de 25 a 27 de fevereiro, no Centro de Instrução de Blindados, a 1ª reunião entre o Centro de Avaliação do Adestramento do Exército (CAAdEx) e o CI Bld, para tratar do exercício inédito proposto pelo Comando de Operações Terrestre (COTER), envolvendo Simulação Construtiva, Simulação Viva e Simulação Virtual.

Participaram do evento o Cel Dos Anjos, Comandante do CAAdEx, o Ten Cel Alex, Comandante do CI Bld, e oficiais das duas Organizações Militares (OM). O exercício militar será executado nos meses de setembro e novembro de 2014, na região de Santa Maria e Rosário do Sul e envolverá efetivos da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, com sede em Ponta Grossa-PR, e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, com sede em Santa Maria – RS, e terá como objetivos adestrar as OM participantes e aperfeiçoar o processo de avaliação do adestramento, que é tarefa atribuída institucionalmente ao CAAdEx.

O CI Bld será responsável pela simulação virtual e irá cooperar com o CAAdEx na avaliação do adestramento das tropas blindadas, atividade que já era desenvolvida no Rio de Janeiro e está prevista na missão do Centro.

O Centro de Avaliação do Adestramento do Exército foi criado em Portaria Ministerial nº 525, de 21 de agosto de 1996, na cidade do Rio de Janeiro- RJ, vinculado ao Comando de Operações Terrestres para efeito de orientações e supervisão de avaliação de adestramento e administrativamente subordinado à 1ª Divisão de Exército e, desde a sua criação, tem a responsabilidade de avaliar o adestramento das tropas mais operacionais do Exército Brasileiro, com destaque para a Brigada de Infantaria Páraquedista, o Comando de Operações Especiais, as Brigadas de Infantaria Leve e os diversos contingentes de tropa que seguem para o Haiti.

A relação do CI Bld com o CAAdEx iniciou-se ainda no Rio de Janeiro, por meio da cooperação na avaliação de tropas blindadas e mecanizadas e, mesmo após a mudança do Centro General Walter Pires para Santa Maria, a cooperação permaneceu por meio de visitas, intercâmbios e pela realização de um estágio do CAAdEx em Santa Maria no ano de 2006.

O exercício irá permitir que as duas OM ímpares no EB tenham a oportunidade de trocar experiências referentes ao adestrameno de tropas, e ao emprego de diversos tipos de simulação. O CAAdEx é a OM do EB que detêm a primazia do emprego da simulação viva na avaliação do adestramento e o CI Bld vem se firmando como referência na simulação virtual.