COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Defesa

19 de Setembro, 2013 - 11:42 ( Brasília )

4º RCC na Operação Laçador


O 4º Regimento de Carros de Combate “Regimento Passo do Rosário” participou, na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, de mais uma fase da Operação Laçador 2013.

O exercício militar, que ocorreu na área conhecida como Passo de São Simão, no município de Cacequi-RS, foi assistido por várias autoridades como o Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, o representante do Ministério da Defesa, Vice Almirante Luiz Henrique Caroli, e uma comitiva de militares do Exército da República Oriental do Uruguai, comandada pelo Coronel Hugo Rebollo.

A manobra consistiu na transposição do rio Santa Maria pela 8ª Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas-RS e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria-RS, a qual o 4º RCC está enquadrado. Ambas Brigadas estão subordinadas, durante a Operação Laçador, à 6ª Divisão de Exército “Divisão Voluntários da Pátria” de Porto Alegre-RS.

A travessia ocorreu em duas etapas. A primeira parte consistiu na utilização de mergulhadores especializados para fazer reconhecimento na margem oposta do rio, no apoio de fogo fictício da artilharia e da Força Aérea na destruição de posições inimigas e, ainda, na incursão da infantaria e de Fuzileiros Navais da Marinha em território adversário.

Na segunda fase, os BAtalhões de Engenharia realizaram a montagem de passadeiras (passarelas flutuantes), para a infantaria a pé, e de portadas (balsas) de grande capacidade, para as viaturas leves e pesadas, bindadas e motorizadas da Infantaria e Cavalaria.

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Bolivar, ressalta a finalidade da operação “o objetivo principal da Operação Laçador é integrar a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, pois as guerras do futuro não permitem a ação isolada”.

O 4º RCC participou nos dois principais momentos com o Carro de Combate Leopard 1 A5 BR. Primeiramente no apoio de fogo simulado com o canhão 105 mm e, na sequência, na transposição dos 110 metros do rio.

O Comandante do 4º RCC, Tenente Coronel Camerino, destaca a contribuição da unidade na manobra “mais uma vez o Regimento Passo do Rosário participa de uma grande operação organizada pelo Ministério da Defesa, adestrando suas guarnições para o emprego em diversas situações, como, por exemplo, esta transposição de curso d’água”.

Após a passagem do rio Santa Maria, a Operação Laçador 2013 toma novo vulto. Nos próximos dias, em um ambiente virtual, as unidades envolvidas, inclusive o 4º RCC, planejam e executam um ataque à cidade de Alegrete. As atividades estão previstas para encerrarem no dia 25 de setembro.


Abaixo vídeo de instrução de tiro real nos carros Leopard 1A5Br (Produção DNTV)