COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Defesa

19 de Setembro, 2013 - 11:42 ( Brasília )

4º RCC na Operação Laçador


O 4º Regimento de Carros de Combate “Regimento Passo do Rosário” participou, na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, de mais uma fase da Operação Laçador 2013.

O exercício militar, que ocorreu na área conhecida como Passo de São Simão, no município de Cacequi-RS, foi assistido por várias autoridades como o Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, o representante do Ministério da Defesa, Vice Almirante Luiz Henrique Caroli, e uma comitiva de militares do Exército da República Oriental do Uruguai, comandada pelo Coronel Hugo Rebollo.

A manobra consistiu na transposição do rio Santa Maria pela 8ª Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas-RS e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria-RS, a qual o 4º RCC está enquadrado. Ambas Brigadas estão subordinadas, durante a Operação Laçador, à 6ª Divisão de Exército “Divisão Voluntários da Pátria” de Porto Alegre-RS.

A travessia ocorreu em duas etapas. A primeira parte consistiu na utilização de mergulhadores especializados para fazer reconhecimento na margem oposta do rio, no apoio de fogo fictício da artilharia e da Força Aérea na destruição de posições inimigas e, ainda, na incursão da infantaria e de Fuzileiros Navais da Marinha em território adversário.

Na segunda fase, os BAtalhões de Engenharia realizaram a montagem de passadeiras (passarelas flutuantes), para a infantaria a pé, e de portadas (balsas) de grande capacidade, para as viaturas leves e pesadas, bindadas e motorizadas da Infantaria e Cavalaria.

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Bolivar, ressalta a finalidade da operação “o objetivo principal da Operação Laçador é integrar a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, pois as guerras do futuro não permitem a ação isolada”.

O 4º RCC participou nos dois principais momentos com o Carro de Combate Leopard 1 A5 BR. Primeiramente no apoio de fogo simulado com o canhão 105 mm e, na sequência, na transposição dos 110 metros do rio.

O Comandante do 4º RCC, Tenente Coronel Camerino, destaca a contribuição da unidade na manobra “mais uma vez o Regimento Passo do Rosário participa de uma grande operação organizada pelo Ministério da Defesa, adestrando suas guarnições para o emprego em diversas situações, como, por exemplo, esta transposição de curso d’água”.

Após a passagem do rio Santa Maria, a Operação Laçador 2013 toma novo vulto. Nos próximos dias, em um ambiente virtual, as unidades envolvidas, inclusive o 4º RCC, planejam e executam um ataque à cidade de Alegrete. As atividades estão previstas para encerrarem no dia 25 de setembro.


Abaixo vídeo de instrução de tiro real nos carros Leopard 1A5Br (Produção DNTV)


 



Outras coberturas especiais


Russia Docs

Russia Docs

Última atualização 11 DEZ, 15:30

MAIS LIDAS

Aço - Leopard 1A5Br